Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 VDesign

VDesign
Administrador
Administrador
Mesmo correndo o risco de passarmos por "maníacos" das limpezas, avisamos já que o computador que tem na frente é um poço de bactérias. Várias análises indicam que a sujidade depositada nos teclados dos computadores é superior à encontrada nos tampos das sanitas. Preocupante…

O estudo, conduzido no Reino Unido, dizia que o teclado é considerado um espelho do nariz e intestino do seu utilizador e informou ainda que partilhar o teclado com outras pessoas pode causar a transmissão de doenças.

Deixando de parte esta imagem pouco agradável, vamos dar-lhe umas dicas para manter o seu teclado (e o resto do computador) a brilhar. Acabaram-se as bactérias.

Desktop

Geralmente deve tentar limpar o PC a cada trimestre. Para esta tarefa precisa de uma chave de parafusos, para abrir a caixa do computador, um secador de cabelo (em temperatura fria) para "soprar" todo o pó alojado dentro da caixa e nas ventoinhas, liquido de limpeza diluído em água e toalhas de papel ou panos de algodão.

Depois é só certificar-se que o computador está totalmente desligado para evitar curto-circuitos e começar a limpar. Deve, no entanto, ter atenção ao molhar as toalhas de papel ou o pano. Não deixe que fiquem ensopados para evitar que fique líquido de limpeza alojado nos espaços entre as placas. No final volte a usar o secador para remover indícios de humidade e espere algumas horas antes de voltar a ligar o PC.

Em seguida passe aos periféricos:
Monitor
Por fora, a limpeza do ecrã é muito fácil. Basta pegar em detergente e num pano e limpar bem a caixa e o vidro do monitor. No caso dos LCDs é preciso ter cuidado para não pressionar o ecrã, caso contrário vai ter uma surpresa desagradável quando o ligar. Neste tipo de monitores não deve utilizar nenhuma solução de limpeza que tenha álcool, acetona ou amónia. Opte por um pano que não risque e por um pouco de água apenas.

Para limpar a caixa do monitor, utilize o secador, para retirar a sujidade entre as brechas da caixa, e depois um aspirador para limpar todo o lixo que saiu. Após este processo passe de novo com o pano embebido em detergente diluído em água.

Drives de DVD/CD
Pegue no secador e passe-o na drive aberta. Depois use um pano de algodão embebido em água morna e passe no prato da drive começando pela parte interna para a parte externa.

Teclado
Para limpar o teclado deve começar por desligá-lo do computador. Depois vire-o ao contrário e abane-o para que todo o lixo preso entre as teclas e até por baixo destas se soltem e caíam para a mesa. Com o secador "sopre" o que ficou preso entre as teclas, mas sempre com o teclado virado para baixo, caso contrário corre o risco do lixo voltar a entrar.

Se preferir pode utilizar o aspirador, com a escova pequena instalada no cano para retirar a sujidade mas, em algumas situações, esta ideia pode não ser muito boa já que algumas teclas podem pregar-lhe uma partida indo parar dentro do saco do aspirador. Se não tem um aspirador pequeno, apropriado para estas tarefas, pode sempre recorrer ao habitual, mas reduzindo ao máximo a potência.

Depois de tirar a sujidade, enrole um pedaço de pano ou toalha de papel à volta do dedo indicador e ensope em liquido de limpeza ou álcool etílico e limpe as teclas. Tenha cuidado para não molhar muito porque o liquido pode escorrer para dentro do teclado.

Para limpar entre as teclas pode utilizar um palito enrolado num pedaço pequeno de pano, ensopado em detergente diluído em água, ou então a mesma solução embebida num cotonete. Depois de seco, pode ligar novamente o teclado ao computador.

Rato
Depois de desligar o rato do computador, pegue num pano humedecido com detergente e limpe toda a superfície do periférico. Vire o rato ao contrário e retire a bola de deslize para que esta seja limpa também.

Se observar as roldanas, geralmente metálicas, dentro do rato vai reparar que uma imensidão de lixo ficou ali depositada. Pegue numa pinça e retire essa sujidade. Se não se ajeitar com a pinça, use as unhas… mas por favor, desinfecte-as a seguir!

De seguida, pegue num pano e limpe as roldanas com o detergente. Mais uma vez, tenha em atenção a quantidade de detergente que usa.

E pronto. Está feita a limpeza. Só falta deixar secar todos os componentes para que o rato volte a ser ligar ao PC.

Computadores Portáteis

Para estes equipamentos são necessárias quatro "ferramentas": um pedaço de tecido livre de pelos, um secador, um aspirador e uma escova de dentes antiga.

Depois, para iniciar a limpeza, comece por desligar o computador, espere uns dois minutos, desligue-o da corrente e tire a bateria.

Limpe o ecrã com o mesmo cuidado que já referimos no que toca a LCDs e pegue na escova de dentes para começar a limpar entre as teclas do computador. Se tiver receio, use o secador para fazer "saltar" toda a porcaria.

Depois recorra ao aspirador para limpar o que saiu e passe com um pano humedecido em água morna. Tem de ter bastante cuidado para que não entre qualquer gota de água para debaixo das teclas. No final passe com o secador, em modo de ar frio.

Para retirar a sujidade dos orifícios laterais do portátil, use a escova de dentes e o aspirador.

Lembramos ainda que convém ter cuidado neste tipo de tarefas e não se entusiasmar demais. Se com a limpeza der cabo do computador irá gastar mais na reparação do que na compra de umas luvas de borracha e uma máscara esterelizada para se proteger das bactérias.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos