Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 RikudouSennin

RikudouSennin
Membro
Membro
Confira ao pormenor os adversários de FC Porto, Benfica e Sporting de Braga nos quartos-de-final da Liga Europa, uma prova em que as equipas lusas têm legítimas ambições em conquistar o troféu, em Dublin, no próximo dia 18 de Maio. Com históricos distintos a nível internacional, conheça um pouco mais de Spartak Moskva, PSV e Dynamo Kyiv.

FC Porto e o regresso a Moscovo

Voltam os russos ao caminho dos dragões: o FC Porto recebe o Spartak Moskva, que eliminou o Ajax nos oitavos.

A equipa russa, que começou agora a temporada registando uma copiosa derrota por 4-0 frente ao FC Rostov no único jogo disputado na Liga, chega aos quartos-de-final da Liga Europa depois de uma passagem pela Liga dos Campeões.
Na champions os russos ficaram no terceiro lugar do grupo de Chelsea e Marseille, sendo relegados para os 16-avos-de-final da Liga Europa onde eliminaram o FC Basel para depois afastarem o Ajax nos oitavos da prova.

Sem palmarés assinalável na Europa, o histórico frente às equipas lusas é reduzido, com três vitórias, dois empates e uma derrota nos sete jogos disputados. Na década passada por duas ocasiões encontrou o Sporting na fase-de-grupos da Liga dos Campeões (conseguindo nesses quatro jogos as três vitórias) e remontando à época de 1971/72 os outros jogos frente a adversários portugueses. Na altura, o Vitória de Setúbal onde pontificavam Octávio Machado e Jacinto João e orientado por Pedroto, derrotou o Spartak por 4-0 no Bonfim tendo empatado a zero na então União Soviética.

Benfica reencontra PSV

O Benfica, que eliminou o Paris Saint Germain nos oitavos, vai ter pela frente o PSV Eindhoven, reeditando a final da Taça dos Campeões de 1987/88, perdida nos penáltis.

O conjunto orientado por Fred Rutten segue no comando da liga holandesa, com um ponto de vantagem sobre o Twente. A equipa é a nível nacional uma «máquina de fazer golos» com 71 tentos apontados em 27 jogos, o que dá uma média de 2.63 golos/jogo e uma vantagem de 17 golos(!) sobre o 2º melhor ataque da competição, o Ajax que regista 54 golos até à data.

A nível da campanha europeia, o PSV regista apenas uma derrota em 12 jogos, logo em Agosto na primeira-mão do play-off de acesso à fase-de-grupos frente aos russos do FC Sibir por 1-0, tendo depois goleado na segunda-mão por claros 5-0. O Grupo I acabou por ser uma etapa tranquila para a equipa de Eindhoven, terminando na primeira posição com quatro vitórias e dois empates relegando o Metalist para o segundo lugar, com a Sampdoria a ficar afastada da fase seguinte da competição. Nos 16-avos-de-final eliminou o Lille, para nos oitavos afastar o Glasgow Rangers, o «carrasco» do Sporting na prova.

Historicamente, «O» momento da equipa acabou por ser frente a uma equipa portuguesa. Em 1987/88, o PSV de Koeman, Gerets, Lerby ou Vanenburg derrotou o Benfica em Estugarda, conquistando a sua única Taça dos Clubes Campeões Europeus, título que junto com uma Taça UEFA em 1977/1978 representam o pecúlio europeu dos holandeses.

Nos nove confrontos oficiais com equipas lusas regista-se um equilíbrio, com três derrotas, quatro empates e duas vitórias, com o último triunfo a ser frente ao FC Porto, o «famoso» 5-0 sobre os comandados de Quinito.

Sporting de Braga defronta Dynamo Kyiv

O sensacional Sporting de Braga, presente pela primeira vez nesta ronda da prova, medirá forças com o Dynamo Kyiv, um dos emblemas mais fortes desta ronda europeia. O sorteio ditou que a primeira-mão se realizaria no Minho mas a equipa arsenalista acertou com os ucranianos a inversão dos jogos e por issa equipa orientada por Domingos Paciência joga a 7 de Abril na Ucrânia e a segunda-mão vai realizar-se em Braga no dia 14.

Na equipa de leste, destaque para os avançados Andriy Yarmolenko, Artem Milevskyi e Artem Milevskyi, melhores marcadores da equipa no campeonato ucraniano, onde ocupa o segundo lugar a nove pontos do líder Shakhtar Donetsk a nove jornadas do fim da competição.

Sem ser uma equipa da primeira linha do futebol europeu, o historial na Europa não deixa de ser rico contando com três títiulos, duas Taças das Taças em 1974/75 e 1985/86, e uma Supertaça frente ao Bayern München em 1975.

Frente a equipas lusas, o Dynamo tem um histórico bastante negativo, com dez jogos disputados onde registou três vitórias e sete derrotas, ficando na memória a meia final frente ao FC Porto no caminho para a Final de Viena em 1987. Na altura era um «super» Dynamo Kyiv, com a base da selecção da extinta URSS, onde pontificavam nomes como Mikhailichenko, Igor Belanov ou Oleg Blokhin orientados por Valeriy Lobanovskyi. Poucos anos volvidos regista-se também uma volumosa derrota na Luz por 5-0, na fase-de-grupos da Liga dos Campeões de 91/92, ou um 3-0 em Alvalade no fecho do grupo em 2007/08 numa época em que os ucranianos terminaram a fase sem qualquer ponto conquistado.

Nas meias-finais, há a probabilidade de Sporting de Braga e Benfica se encontrarem, ao passo que o FC Porto, se vencer os russos, medirá forças com Villarreal ou Twente.

Os quartos-de-final da Liga Europa estão agendados para os dias 7 e 14 de Abril e as meias-finais realizam-se 28 de Abril e a 5 de Maio.

ZeroZero

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos