Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 ' . Biinhaa

' . Biinhaa
Moderadora
Moderadora
"Colisão" é um filme que demonstra o retrato de uma sociedade marcada pelo preconceito. Este, no entanto, reflecte uma realidade complexa: negros, brancos, muçulmanos, latinos, pobres, ricos.
Tudo começa a partir do roubo de um carro de uma mulher rica. A partir de então uma série de incidentes acaba por aproximar pessoas de diversas etnias e classes sociais de Los Angeles: um veterano policia racista e o seu jovem parceiro passivo em relação às suas atitudes, um detective negro e o seu irmão traficante de carros roubados, um director de cinema negro que finge ser budista para não ter exposto a sua origem afro-descendente, um imigrante iraniano com um pequeno comércio muitas vezes assaltado, um trabalhador latino que luta para sustentar sua família... Todos estão inseridos no filme como peças intrigante de emoções que crescem conforme eles se encontram no acaso da vida do dia-a-dia. Nesses encontros, as personagens tomam consciência de quem realmente são e a maneira como conduzem as suas vidas, muitas vezes patéticas. O sentimento que serve de fio condutor é o racismo presente nos EUA.
Este é um filme sobre ódio e amor, reflexão e inconsciência, solidão e companheirismo numa cidade onde o preconceito é maior do que o amor, e que de um dia para o outro as personagens irão todas entrar em “colisão” devido aos conflitos em que se envolvem e dessa maneira vão enfrentar os seus próprios preconceitos que pensavam inexistentes.
Em todas as sociedades existem estereótipos, estes constituem um conjunto de crenças que o filme nos deu uma simplificação das características de um determinado grupo. Durante o processo de socialização existe um processo de categorização social, essencial para nos podermos adaptar ao meio, e assim dar um sentido ao mundo e á vida.
Todas as relações interpessoais são muito complexas e existem várias formas de as simplificar tornando-as possíveis. Assim , existe um sentimento de identidade social ao grupo que os partilha, reforçando o sentimento do “nós” por oposição aos outros.
no filme, deparamo-nos com um polícia que ao ouvir um negro dizer que gosta de música country ri-se, pois na sua categorização dos negros, estes não gostam deste género de música. Os estereótipos, devido à sua simplicidade, estão na origem dos preconceitos, que são uma atitude que envolvem um pré-julgamento negativo, relativamente a pessoas ou grupos sociais. Nos preconceitos predomina a função sócioafectiva, assumindo posições radicais contra grupos sociais, conduzindo a actos de discriminação.
Um exemplo de um preconceito no filme, é quando uma personagem ao ver que o serralheiro que está a alterar a fechadura de sua casa é mexicano com tatuagens, julga-o logo como sendo alguém perigoso e que não é de confiança.
Na base da discriminação o preconceito, e chama-se discriminação ao comportamento dirigido aos indivíduos que decorre do preconceito. E podemos observar como um comportamento de discriminação quando duas personagens vão na rua, e a mulher ao avistar dois negros na sua frente, dá o braço ao marido. Pois esta, por causa do seu preconceito para com os negros, assume logo um mau comportamento. Outro exemplo bem visível no filme é quando o iraniano vê que a sua loja foi assaltada e vai logo atrás do serralheiro mexicano para o tentar matar, porque pensa que este foi o culpado da situação.
Os conceitos estereótipos, preconceito e discriminação estão relacionados, uma vez que o estereótipo é a uma imagem generalizada sobre um grupo, dado que não existe realidade social, nós temos que objectivar, construir representações sociais sobre aquilo que se passa à nossa volta para facilitar a nossa adaptação social, e é a componente cognitiva do preconceito e este por sua vez explica o comportamento discriminatório.
Neste filme aparentemente as personagens parecem não apresentar qualquer ligação, mas no final toda esta teia de histórias se relaciona de alguma forma. E ao contrário do que estamos habituados a ver neste filme não existem personagens boas ou más. Pois na verdade ninguém sabe como irá reagir sem estar a viver as situações e tal como disse o polícia ao colega: “Pensas que sabes quem tu és? Não fazes a mínima ideia.” . Na verdade, é mesmo assim, e não podemos “condenar” nenhuma personagem pois se algum dia nós estivermos numa situação semelhante, só no momento é que sabemos como reagir independentemente daquilo que nos seja dito para fazer e se irá ou não a favor das nossas ideias. E este filme mostra-nos exactamente isso, que é possível alguém agredir uma pessoa num determinado contexto, e noutro ter a dignidade de a salvar, quando seria bem mais fácil deixá-la morrer.

#2
 Twxin

Twxin
Membro
Membro

Muito bom :D

#3
 ' . Biinhaa

' . Biinhaa
Moderadora
Moderadora
Obrigada :)

#4
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos