Postado Sáb 13 Ago 2011 - 21:38
O tag
Como já foi visto o Javascript insere-se numa página Web.
A linguagem Html utiliza os tags para "dizer" ao browser para inserir uma porção de texto em negrito, em itálico, etc.
Na lógica da linguagem Html, é então necessário assinalar ao browser através de um tag que o texto que segue é script e que é Javascript (et não VBScript). É o tag:
Comentários
Será por vez útil incluir comentários pessoais no vosso código Javascript.
É mesmo vivamente recomendado como para todas as linguagens de programação. Javascript utiliza as convenções utilizadas em C e C++ seja:
Tudo o que está escrito entre o // e o fim da linha será ignorado.
Também é possível incluir comentários em diversas linhas com o código:
Não confundir os comentários Javascript e os comentários Html ().
Esconder o script para os antigos browsers
Os browsers que não compreendem o Javascript (e ainda existem) ignoram o tag e vão inserir o código do script na página sem poder o executar. Para evitar o aparecimento pouco estético das inscrições do código, utiliza-se os tags de comentário da linguagem Html .
O Javascript irá parecer assim:
Onde incluir o código em Javascript ?
O princípio é simples. Basta respeitar este dois princípios seguintes :
- em qualquer sítio
- mas onde é necessário
O browser trata a página Html de cima para baixo.
Por consequência, todas as instruções só poderão ser executadas se o browser possuir neste preciso momento todos os elementos necessários para sua execução. Estes elementos devem ser declarados antes ou a quando a instrução.
Para assegurar que o programa script é carregado na página e pronta a funcionar a todas as intervenções do utilizador, aqui tomaremos por hábito de declarar sistematicamente (sempre que será possível) um máximo de elementos nos tags de cabeçalho seja entre e e antes do tag . Será o caso por exemplo para as funções.
Nada proíba de inserir vários scripts na mesma página Html.
É preciso notar que a utilização do tag script não é sempre obrigatório. Será o caso dos eventos Javascript (por exemplo "onClick") onde se tem simplesmente que inserir o código no interior do comando Html como um atributo desta. O evento irá chamar a função Javascript quando o comando Html será activado. Pode-se dizer que o Javascript funciona como uma extensão da linguagem Html.
Uma primeira instrução Javascript
Sem entrar verdadeiramente com detalhes, vejamos uma primeira instrução Javascript (um método do objecto window) seja a instrução alert().
Esta instrução insere uma mensagem numa caixa de diálogo munido com um botão OK. Para continuar na página o utilizador deverá clicar neste botão.
Pode reparar os pontos-e-virgulos no fim de cada instrução Javascript, o Javascript é mais flexível do que as outras linguagens e geralmente não dá mensagem de erro caso que faltam. Podemos considerar que o ponto-e-virgula é opcional e só é obrigatório quando escreve-se várias instruções na mesma linha.
Primeira página Html com Javascript
Notação
Javascript é case sensitive. Assim será necessário escrever alert() e não Alert(). Para a escrita das instruções Javascript, utilizaremos o alfabeto ASCII clássico (a 128 caracteres) como em Html. Os caracteres acentuados como "é" ou "à" só podem ser utilizados nos textos tipo "vosso texto" do nosso exemplo.
As aspes " e o apostrofo ' fazem parte da linguagem do Javascript. Pode-se utilizar uma ou outra forma na condição de não as misturar. Assim alert("...') dará uma mensagem de erro.
Para browser que suportem o Javascript 1.0
Versões da linguagem Javascript
Com as diferentes versões existente (Javascript 1.0, Javascript 1.1 et Javascript 1.2), podemos imaginar scripts adaptados as diferentes versões mas sobretudo aos diferentes browsers;
Extensão .js para scripts externos
É possível utilizar ficheiros externos para os programas Javascript. Podemos assim guardar os scripts dentro de ficheiros distintos (com a extensão .js) e as chamar a partir de um ficheiro Html. O programador pode desta maneira constituir-se uma biblioteca de script e as chamar na maneira dos #include do C ou C++.
Alert() ...vermelha
Aquela simples janelinha em Javascript que criamos é utilizada para chamar atenção do utilizador para coisas mais importantes. O Javascript põe a vossa disposição a possibilidade de criar novas janelas com a dimensão desejada que aparecem um pouco como as Popup dos ficheiros de ajuda. Que iremos estudar mais a frente em o objecto Window.
Alert() é um método do objecto Window. Para se conformar à notação clássica nome_do_objecto.nome_da_propriedade, poderíamos ter escrito window.alert(). Sendo window sempre o primeiro objecto Javascript, este é por defeito sempre interpretado pelo browser assim ele torna-se facultativo.
Para que o texto da janela alert() aparece em várias linhas, será necessário utilizar o caractere especial /n para criar uma nova linha.
truquesedicas
- Código:
<SCRIPT>
Como já foi visto o Javascript insere-se numa página Web.
A linguagem Html utiliza os tags para "dizer" ao browser para inserir uma porção de texto em negrito, em itálico, etc.
Na lógica da linguagem Html, é então necessário assinalar ao browser através de um tag que o texto que segue é script e que é Javascript (et não VBScript). É o tag:
- Código:
<SCRIPT LANGUAGE="Javascript">.
Também é necessário informar o browser do fim do script.
É o tag:
</SCRIPT>.
Comentários
Será por vez útil incluir comentários pessoais no vosso código Javascript.
É mesmo vivamente recomendado como para todas as linguagens de programação. Javascript utiliza as convenções utilizadas em C e C++ seja:
- Código:
// comentário
Tudo o que está escrito entre o // e o fim da linha será ignorado.
Também é possível incluir comentários em diversas linhas com o código:
- Código:
/* comentário em
diversas linhas */
Não confundir os comentários Javascript e os comentários Html ().
Esconder o script para os antigos browsers
Os browsers que não compreendem o Javascript (e ainda existem) ignoram o tag
O Javascript irá parecer assim:
- Código:
<SCRIPT LANGUAGE="javascript">
<!--Esconder o script para os antigos browsers
...
programa Javascript
...
// Cessem de esconder o script -->
</SCRIPT>
Onde incluir o código em Javascript ?
O princípio é simples. Basta respeitar este dois princípios seguintes :
- em qualquer sítio
- mas onde é necessário
O browser trata a página Html de cima para baixo.
Por consequência, todas as instruções só poderão ser executadas se o browser possuir neste preciso momento todos os elementos necessários para sua execução. Estes elementos devem ser declarados antes ou a quando a instrução.
Para assegurar que o programa script é carregado na página e pronta a funcionar a todas as intervenções do utilizador, aqui tomaremos por hábito de declarar sistematicamente (sempre que será possível) um máximo de elementos nos tags de cabeçalho seja entre e e antes do tag . Será o caso por exemplo para as funções.
Nada proíba de inserir vários scripts na mesma página Html.
É preciso notar que a utilização do tag script não é sempre obrigatório. Será o caso dos eventos Javascript (por exemplo "onClick") onde se tem simplesmente que inserir o código no interior do comando Html como um atributo desta. O evento irá chamar a função Javascript quando o comando Html será activado. Pode-se dizer que o Javascript funciona como uma extensão da linguagem Html.
Uma primeira instrução Javascript
Sem entrar verdadeiramente com detalhes, vejamos uma primeira instrução Javascript (um método do objecto window) seja a instrução alert().
- Código:
alert("vosso texto");
Esta instrução insere uma mensagem numa caixa de diálogo munido com um botão OK. Para continuar na página o utilizador deverá clicar neste botão.
Pode reparar os pontos-e-virgulos no fim de cada instrução Javascript, o Javascript é mais flexível do que as outras linguagens e geralmente não dá mensagem de erro caso que faltam. Podemos considerar que o ponto-e-virgula é opcional e só é obrigatório quando escreve-se várias instruções na mesma linha.
Primeira página Html com Javascript
- Código:
<HTML> Html normal
<HEAD> ...
<TITLE>Meu primeiro Javascript</TITLE> ...
</HEAD> ...
<BODY> ...
Bla-bla em Html ...
<SCRIPT LANGUAGE="Javascript"> Início do script
<!-- Esconder o script
alert("vosso texto"); Script
//--> Fim de esconder
</SCRIPT> Fim do script
Continuação bla-bla em Html Html normal
</BODY> ...
</HTML> ...
Notação
Javascript é case sensitive. Assim será necessário escrever alert() e não Alert(). Para a escrita das instruções Javascript, utilizaremos o alfabeto ASCII clássico (a 128 caracteres) como em Html. Os caracteres acentuados como "é" ou "à" só podem ser utilizados nos textos tipo "vosso texto" do nosso exemplo.
As aspes " e o apostrofo ' fazem parte da linguagem do Javascript. Pode-se utilizar uma ou outra forma na condição de não as misturar. Assim alert("...') dará uma mensagem de erro.
Para browser que suportem o Javascript 1.0
Versões da linguagem Javascript
Com as diferentes versões existente (Javascript 1.0, Javascript 1.1 et Javascript 1.2), podemos imaginar scripts adaptados as diferentes versões mas sobretudo aos diferentes browsers;
- Código:
<SCRIPT LANGUAGE="Javascript">
// programa para Netscape 2 et Explorer 3
var version="1.0";
</SCRIPT>
<SCRIPT LANGUAGE="Javascript1.1">
// programa para Netscape 3 et Explorer 4
var version=1.1;
</SCRIPT>
<SCRIPT LANGUAGE="Javascript1.2">
// programa para Netscape 4
var version=1.2;
</SCRIPT>
Extensão .js para scripts externos
É possível utilizar ficheiros externos para os programas Javascript. Podemos assim guardar os scripts dentro de ficheiros distintos (com a extensão .js) e as chamar a partir de um ficheiro Html. O programador pode desta maneira constituir-se uma biblioteca de script e as chamar na maneira dos #include do C ou C++.
Alert() ...vermelha
Aquela simples janelinha em Javascript que criamos é utilizada para chamar atenção do utilizador para coisas mais importantes. O Javascript põe a vossa disposição a possibilidade de criar novas janelas com a dimensão desejada que aparecem um pouco como as Popup dos ficheiros de ajuda. Que iremos estudar mais a frente em o objecto Window.
Alert() é um método do objecto Window. Para se conformar à notação clássica nome_do_objecto.nome_da_propriedade, poderíamos ter escrito window.alert(). Sendo window sempre o primeiro objecto Javascript, este é por defeito sempre interpretado pelo browser assim ele torna-se facultativo.
Para que o texto da janela alert() aparece em várias linhas, será necessário utilizar o caractere especial /n para criar uma nova linha.
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