Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Convidad

avatar
Convidado
O Barroco: Literatura Barroca

O estilo Barroco é de origem italiana, tendo-se iniciado nos finais do século XVI. Rapidamente se espalhou pela Europa, tendo chegado, inclusivé, ao continente americano. Foi trazido para Portugal por volta do ano de 1580, por colonizadores portugueses e espanhóis.
O termo é de origem espanhola “Barrueco” e é utilizado para designar pérolas de formas irregulares; mau gosto.
O estilo barroco nasceu da crise de valores renascentistas ocasionada pelas lutas religiosas e pela crise económica vivida em consequência da falência do comércio realizado com o Oriente. O homem vivia num estado permanente de tensão e desequilíbrio. Todo este conflito dá origem à escrita com características da literatura barroca. São exemplos destas características:
o O uso de contrastes: os textos mostram choques entre amor e dor, vida e morte...
o Conflito entre o Eu e o Mundo. A vida terrena é vista como triste, cheia de sofrimento, enquanto que a vida celestial é luminosa e tranquila.
o A preocupação com a transacção da vida para a morte: por ser curta, a vida não permite que o homem a viva intensamente, como desejava.
o Intensidade: desejo de expressar as emoções fortes do amor, do desejo e da dor em profundidade, na tentativa de encontrar o sentido da existência humana.
o O uso excessivo de figuras de estilo: anáfora, repetição, paralelismo, antítese, hipérbole, paradoxo, metáfora e sinestesia.
o tentativa de conciliação entre a religiosidade e o racionalismo: há uma constante oscilação entre os dois opostos. Duas correntes se distinguem na literatura barroca: o cultismo e o conceptismo.

Todo o rebuscamento que aflora na arte barroca é reflexo do conflito entre o terreno e o divino, o homem e Deus, o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo renascentista, o material e o espiritual, que tanto atormenta o homem do século XVII. A arte assume, assim, uma tendência sensualista, caracterizada pela busca do detalhe num exagerado rebuscamento formal.
Podemos diferenciar dois estilos no barroco literário: o Cultismo e o Conceptismo.

o Cultismo: é caracterizado pela linguagem rebuscada, culta, extravagante (hipérboles), descritiva; pela valorização do pormenor mediante jogos de palavras (ludismo verbal).
o Conceptismo: é marcado pelo jogo de idéias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico, racionalista, que utiliza uma retórica aprimorada (arte de bem falar, ou escrever, com o propósito de convencer; oratória).
Na literatura, as características principais são:
o Culto do contraste: o poeta barroco se sente dividido, confuso. A obra é marcada pelo dualismo e pela utilização de antíteses.
o Pessimismo: devido a tensão (dualidade), o poeta barroco não tinha nenhuma perspectiva diante da vida.
o Literatura moralista: a literatura tornou-se um importante instrumento para educar e para "pregar" por parte dos religiosos.

A arte barroca é ainda caracterizada pelo fim do equilíbrio entre a arte e a ciência, o sentimento e a razão, motivo pelo qual se destacam as emoções.

Além da literatura, o barroco estende-se ainda à música, pintura, escultura e arquitetura da época.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos