Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Twxin

Twxin
Membro
Membro
UM TESTE PREOCUPANTE

A Deco publicou, na revista 'Teste Saúde', um estudo que avaliava a qualidade da informação prestada ao cliente nos estabelecimentos onde se fazem piercings e tatuagens. Os 'agentes à paisana' da defesa do consumidor fizeram 39 visitas a 22 estúdios espalhados pelo País e os resultados não foram animadores, diz Fernanda Santos, da Deco. 'Constatámos que há uma grande falta de informação: alguns profissionais objecto do estudo não informavam sobre os riscos de saúde associados a estas técnicas, outros não procuravam informação sobre o historial clínico do cliente ou então colocaram questões irrelevantes.'

Mas há mais: cinco profissionais de tatuagens e piercings recusaram-se a mostrar a sala de trabalho e em oito casos o cliente não foi informado de que ambos os procedimentos eram dolorosos. Tudo isto levou a Deco a encetar uma campanha para esclarecer os jovens. 'Não se trata de uma campanha contra os piercings. Também há profissionais bons neste sector, mas o que nos preocupa é que alguns tiveram má classificação', esclarece a técnica.



ESCOLHA UM BOM ESTÚDIO


Comece por visitar alguns locais com o seu filho. Peça sempre para visitar a sala de trabalho: veja se é arejada, bem iluminada, se o pavimento e o mobiliário são facilmente laváveis. Desconfie se:

* Não deixarem ver a sala de trabalho.
* Não lhe fizerem perguntas sobre infecções actuais, problemas de saúde vacinação antitetânica em dia.
* Não o informarem sobre cuidados de higiene durante a cicatrização e riscos para a saúde.

Em Portugal, para abrir um estúdio não é necessário ter autorização das autoridades sanitárias. Não há nada, além da consciência profissional, que proíba um artista de fazer um piercing a um miúdo de 14 anos sem autorização dos pais. 'Na Bélgica existe um código de conduta para estes profissionais, que é bom e até deve ser adoptado como modelo pela União Europeia. Estamos a fazer alguma pressão para que seja criada legislação para esta área', diz Fernanda Santos.

Essas normas seriam necessárias para estabelecer procedimentos de higiene uso de luvas de borracha, máscara e material descartável e todas as informações a prestar e a pedir ao cliente. Nem sequer está definido o que fazer com os restos de tinta e de materiais utilizados, equiparados ao lixo hospitalar. 'Outra das sugestões é que a legislação mencione a necessidade de uma autorização por escrito', alerta Fernanda Santos. 'É desejável que os jovens falem com os pais sobre o assunto e consultem primeiro um médico, pois podem ter problemas de saúde que desaconselhem estas práticas.'

A Deco sabe que certas pessoas foram levadas a assinar termos de responsabilização, onde o cliente subscreve que qualquer problema de saúde se deve aos seus cuidados incorrectos durante a cicatrização. 'Não têm qualquer validade. Actuar sobre estas situações é difícil, porque não há qualquer legislação', alerta Fernanda Santos.

FIQUE DE OLHO NA CICATRIZAÇÃO


Fazer um piercing não é só aguentar dor e sair da loja contente com o novo visual! Há regras de higiene a seguir para que a cicatrização corra bem:

* Evitar coçar a zona do piercing.
* Até a cicatrização estar feita, não deve tirá-lo ou o orifício fecha. Esta varia de quatro a oito semanas (os piercings genitais podem demorar entre três e seis meses). 'Na Escola Secundária António Arroio, em Lisboa, numa acção que a Deco levou a cabo, muitos jovens disseram que podia levar dois anos a cicatrizar. Não é normal!', diz Fernanda Santos.
* O local do piercing deve ser desinfectado diariamente com um antisséptico e deve ser colocada uma pomada cicatrizante.
* Evite tomar banhos de mar e de piscina e expor-se ao sol.
* Os piercings faciais devem lavar-se duas vezes ao dia durante dois meses. Os orais requerem a lavagem dos dentes com antisséptico sem álcool a seguir a comer, beber ou fumar durante seis semanas. Os piercings genitais devem ser lavados e desinfectados três vezes ao dia.



OS RISCOS PARA A SAÚDE


Quando a higiene e a segurança não são seguidas, a saúde ressente-se:

* Alergia aos materiais: apenas o aço cirúrgico, o titânio ou o ouro são anti-alérgicos.
* Infecções cutâneas localizadas.
* Risco de infecções graves, como hepatites B e C ou sida, se o material não for esterilizado.
* Os piercings na língua podem provocar alterações do paladar, dificuldade na fala, danos nos dentes, e obrigam a restrições alimentares durante a cicatrização.
* Alterações do fluxo urinário, quando são feitos nos genitais.
* Os piercings nos lábios podem causar encolhimento das gengivas, segundo um estudo da Universidade de Ohio citado no sítio da Ordem dos Médicos. O que pode implicar mais doenças das gengivas e, em extremo, perda de dentes.
Hemorragias.



MAIS VALE PREVENIR

Antes de fazer um piercing ou tatuagem certifique-se de que:

* Tem a vacinação antitetânica em dia.
* Não os faz no Verão: areia, suor, água do mar e piscinas aumentam a possibilidade de infecções posteriores.
* Não tem nenhum tipo de infecção, pois o seu sistema imunitário estará debilitado, abrindo caminho a infecções.
* Não sofre de alterações dos valores sanguíneos ou de alguma doença cardíaca congénita.
* Não tem doenças de pele, como dermatites, acne ou psoríase.
* A zona não é desadequada ou os piercings não são grandes de mais para essa área.
* As agulhas são descartáveis, abertas e destruídas à sua frente.

Fonte:activa

#2
 ' . Biinhaa

' . Biinhaa
Moderadora
Moderadora
É preciso mesmo ter cuidado com os locais que se fazem .
Eu fiz em locais com muito boa qualidade , por exemplo quando fiz os meus dois primeiros (fiz no mesmo dia) fiz numa ourivesaria ao pe' de casa da minha avo e a minha tia estava presente e sempre me disseram que demorava mais ou menos 6 meses a cicatrizar .
Quando fiz o 3º , ja' foi na cartilagem e fiz noutro local , pois piercings neste sitio não se fazem em todo lado e demorou 8 meses mais ou menos a cicatrizar , é outro sitio mais sensivel é normal que demore mais tempo . Na minha opinião as pessoas que fazem piercings tem de ser responsaveis e deixar cicatrizar .
Conheço uma rapariga que fez um , e o sitio onde ela fez não devia ter as melhores condições porque ela nem sabia quando tempo demorava a cicatriza , não sabia que tinha que desinfetar nem nada , ou seja ,passado um tempo infeccionou . Ela mudou logo de pircing e não deixoua furadeira o tempo necessário .

#3
 Ellê

Ellê
Membro
Membro
Bia, acho que os piercing's que são aqui falados não são nas orelhas, mas sim na língua, umbigo, etc.
Eu tenho uma tatuagem, e lá na loja avisaram-me da dor (mas ficaram supreendidos porque eu nem mostrei que a sentida), quanto tempo demorava a cicatrizar, os cuidados, etc.

#4
 ' . Biinhaa

' . Biinhaa
Moderadora
Moderadora
Não quer dizer nada , apenas dei a minha opinião sobre o local onde se fazem os furos e a cicatrização .

#5
 Ellê

Ellê
Membro
Membro
lol, eu li o que escreves-te e não estou a dizer que estás errada :shock: :

#6
 diogoludovina

diogoludovina
Membro
Membro
tenho um no labio e vou fazer na lingua

#7
 ArgelSantos

ArgelSantos
Membro
Membro
' . Biinhaa escreveu:É preciso mesmo ter cuidado com os locais que se fazem .
Eu fiz em locais com muito boa qualidade , por exemplo quando fiz os meus dois primeiros (fiz no mesmo dia) fiz numa ourivesaria ao pe' de casa da minha avo e a minha tia estava presente e sempre me disseram que demorava mais ou menos 6 meses a cicatrizar .
Quando fiz o 3º , ja' foi na cartilagem e fiz noutro local , pois piercings neste sitio não se fazem em todo lado e demorou 8 meses mais ou menos a cicatrizar , é outro sitio mais sensivel é normal que demore mais tempo . Na minha opinião as pessoas que fazem piercings tem de ser responsaveis e deixar cicatrizar .
Conheço uma rapariga que fez um , e o sitio onde ela fez não devia ter as melhores condições porque ela nem sabia quando tempo demorava a cicatriza , não sabia que tinha que desinfetar nem nada , ou seja ,passado um tempo infeccionou . Ela mudou logo de pircing e não deixoua furadeira o tempo necessário .


As orelhas é dos sitios com mais perigo para furar, pois tens dezenas de sitios onde nao poderas furar porque te pode afectar a audição, quando fizerem furos expecialmente nas zonas "duras" cartilagem nao façam em ourivesarias, vão a um bodypiering fazer.

#8
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos