Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Marisitah

Marisitah
Membro
Membro
Cavaco Silva foi ontem eleito à primeira volta Presidente da República, conseguindo obter 52,91% dos votos.

Apesar de ter aumentado a sua percentagem em relação aos 50,6% obtidos em 2006, fê-lo com menos cerca de 500 mil votos. Em relação aos Açores, voltou a conseguir maioria absoluta, com 56,04%, aumentando em termos percentuais em relação aos 55,57% de 2006, mas perdendo cerca de 9 mil votos.

Os Açores foram a Região do país com maior grau de abstenção, atingindo os 68,88%: apenas 68.961 eleitores votaram, o que revela uma quebra de 13.600 votantes.

Quatro dos concelhos de S. Miguel são os que revelaram menor ida às urnas.

No discurso de vitória, Cavaco Silva saudou "o elevado sentido cívico" dos que votaram, salientando que os níveis de participação "mostram o sentido de responsabilidade do nosso povo".

O Chefe de Estado reeleito salientou que ganhou em todos os distritos e nas regiões autónomas e garantiu que será "o Presidente de Portugal inteiro". "De todos sem excepção. Para mim, Portugal estará sempre primeiro", disse.

No entanto, fez questão de lembrar "todos os portugueses que quiseram votar e não o conseguiram fazer". "A qualidade da nossa democracia também se constrói garantindo condições para o direito de voto", acrescentou, numa crítica clara aos problemas causados com o cartão do cidadão.

Cavaco afirmou depois que a campanha decorreu "em condições muito difíceis", que "denegriram" o seu "carácter e dignidade pessoal".

"Estou tranquilo. Cumpri o que prometi e não recorri a insultos e ataques de natureza pessoal. (…) Esta foi também a vitória da verdade sobre a calúnia", salientou.

Para Cavaco Silva, "o povo português não se deixou enganar": "A honra venceu a infâmia." E garantiu que será "um referencial de confiança, sem abdicar dos poderes que a Constituição" lhe garante. Assegurou que terá "uma magistratura activa" e de "influência" e prometeu ser "o Presidente do povo, que nunca vendeu ilusões aos portugueses".

Nos Açores, Carlos César reconheceu a derrota, afirmando não saber o que falhou com a mensagem de Manuel Alegre, o candidato que ele apoio, sendo mesmo um dos principais proponentes a nível nacional.

Cavaco vence em toda a linha, excepto na maior abstenção de sempre nos Açores... 6olaow
Fonte: Diário dos Açores

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos