Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 RikudouSennin

RikudouSennin
Membro
Membro
FC Porto e CSKA já são velhos conhecidos nestas andanças europeias, alterando apenas esta quinta-feira a competição em que se defrontam. Em 2004/05 e 2006/07 os dragões visitaram a capital russa para a Champions e saíram de lá bastante satisfeitos com a vitória, que seguraram no Porto para seguir em frente. Hoje, com os quartos-de-final em mente, nem as gélidas temperaturas assustam um plantel que, de cabeça fria, procura trilhar um caminho seguro para levantar o máximo de troféus possíveis no Verão.

O FC Porto não visitava Moscovo há uns tempos mas, como sempre se deu bem naquela zona do globo, certamente não estará muito importado por repetir uma longa viagem que normalmente lhe dá moral.

Os dragões estão na capital russa para voltar a medir forças com um «velho amigo», o CSKA Moskva, num cenário que também não lhes é novo: nem o relvado sintético nem as temperaturas negativas provaram alguma vez ser obstáculos intransponíveis para os homens do Norte.

Nas duas visitas anteriores ao Estádio Luzhniki a vitória sorriu aos portugueses. Primeiro por 1-0, graças a um golo de Benni McCarthy em 2004, depois por 2-0, em 2006, méritos repartidos por Ricardo Quaresma e um golão de Lucho González. Na Invicta, as actuações russas não aqueceram nem arrefeceram: 0-0 foi o resultado verificado tanto no primeiro como no segundo duelo disputados no Porto.

O que significa que o CSKA nunca venceu os dragões ou tão pouco lhes marcou um golo. Mas, mostram as estatísticas, nunca teve um plantel tão apto para o fazer: é que a formação moscovita é, nada mais nada menos, que o segundo melhor ataque da Liga Europa desta temporada. A equipa de Leonid Slustki tem 20 golos marcados em oito jogos, tendo facturado por 12 ocasiões no seu terreno e por oito em casas alheias. Melhor, só o Zenit, com 22 tentos apontados.

O FC Porto, por seu turno, já fez as redes balançar por 16 vezes, dividindo os golos de forma simpática: sete anotados como anfitrião, nove marcados fora do Dragão. Isto além de ter Falcao, o goleador-mor desta prova europeia.

Para além dos citados confrontos directos, tanto CSKA como FC Porto já colidiram com emblemas do mesmo país do adversário desta noite. Os portugueses apenas tiveram um amigável contra o Dínamo Moskva em 2006, que venceram por 4-1, mas os russos, para além dos quatro confrontos com o clube de Pinto da Costa, já disputaram eliminatórias positivas com Sporting (3-1) e Benfica (2-0 e 1-1). O seu histórico contra turmas lusas está assim equilibrado com duas vitórias, três igualdades e duas derrotas em sete jogos. O último triunfo, contudo, já dista de 2004/2005, altura em que «roubaram» em pleno Alvalade... a Taça UEFA.

Separando as águas até este embate, o FC Porto precisou de superar um aguerrido Sevilla (2-1 e 0-1) para chegar aos oitavos-de-final enquanto os moscovitas deixaram pelo caminho o PAOK de Vieirinha (1-0 e 1-1).

A confiança do plantel azul e branco cresceu substancialmente fruto das exibições dessa dupla jornada europeia e do triunfo por 2-0 sobre o Vitória de Guimarães no campeonato, que, conjugado com a queda do rival em Braga, garantiu 11 pontos de vantagem para gerir em oito rondas. O CSKA, por outro lado, ainda não iniciou a liga mas já caiu na Supertaça, por 1-0, aos pés do Zenit do ex-dragão Bruno Alves. Um bom prenúncio para Villas-Boas e companhia

ZeroZero

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos