Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 DarkCode

DarkCode
Administrador
Administrador
«O que vive no Mar?», um censo da vida marinha compilado em alguns séculos e dez anos, é publicado esta segunda-feira pela revista científica PLoS ONE, da Biblioteca Pública de Ciências, constituindo um guia para futuras explorações dos oceanos, avança a agência Lusa.

O censo resulta da combinação de informação recolhida durante séculos de exploração dos mares com dados resultantes de um censo iniciado em 2000, para obter uma listagem de espécies em 25 regiões biologicamente representativas, do Antártico, passando pelos mares temperados e tropicais, até ao Ártico.

A investigação, que constitui um prelúdio da compilação de todos os dados recolhidos e que será apresentada em Londres, a 4 de Outubro, vai permitir avaliar as mudanças provocadas pelas acções do Homem e da Natureza e guiar futuras explorações em áreas menos conhecidas, como as profundezas dos oceanos.

Os 360 investigadores envolvidos no projecto procuraram criar perfis inicias de regiões com biodiversidade conhecida localizadas na Antártida, Europa Atlântica, Austrália, Mar Báltico, Brasil, Canadá, Mar das Caraíbas, China, Oceano Índico, Japão, Mediterrâneo, Nova Zelândia, África do Sul, América do Sul, Coreia do Sul, Corrente do Peru, Patagónia e Estados Unidos da América.

Os inventários continuam a decorrer em áreas como a Indonésia, Madagáscar e o Mar Arábico, que ainda não foram divulgados.

Dos dados já conhecidos, assinala-se que as águas australianas e japonesas são as que registam uma maior biodiversidade, com cada uma a apresentar quase 33 mil formas de vida que têm direito ao estatuto de «espécie» e, consequentemente, a um nome científico.

Do levantamento e análise de dados, os investigadores concluíram que o número de espécies conhecidas e com nome atribuído nas 25 áreas estudadas varia entre 2600 e 33 mil, agrupadas em 12 grupos.

Um quinto do total de todas as espécies são crustáceos


Em média, cerca de um quinto do total de todas as espécies são crustáceos, o que, em conjunto com os moluscos e os peixes, constituem metade de todas as espécies conhecidas em todas as regiões.

Espécies como baleias, leões-marinhos, focas, aves marinhas, tartarugas e morsas ¿ as melhores conhecidas da vida marinha ¿ integram a categoria de «outros vertebrados», que representa apenas dois por cento do total de espécies inventariadas.

Muitas espécies surgem em mais do que uma região e os detentores do título das «mais cosmopolitas» são espécies marinhas pertencem a géneros diferentes: plantas microscópicas (algas) e animais unicelulares.

Em Outubro, o Censo global vai disponibilizar a sua última estimativa de todas as espécies marinhas conhecidas da Ciência, o que deve ultrapassar as 230 mil.

Porém, recordam os cientistas, para cada espécie marinha conhecida da Ciência, há pelo menos quatro que ainda não foram descobertas.

E a ilustrar esta convicção, estima-se que a proporção de espécies ainda não descrita é de 39 a a 58 por cento na Antártida, 38 por cento na África do Sul, 70 por cento no Japão, 75 por cento nas profundezas do Mar Mediterrâneo e mais de 80 por cento na Austrália.

TVI24

#2
 CandyGaga

CandyGaga
Membro
Membro
melhor lugar do mundo e o mar**

bom ost!

#3
 Twxin

Twxin
Membro
Membro

Bom post , é sempre importante saber :^^:

#4
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos