Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 DarkCode

DarkCode
Administrador
Administrador
Dazkarieh: «Somos muito bem recebidos lá fora» 400
Ao longo dos últimos nove anos, os portugueses Dazkarieh têm vindo a apostar e a consolidar a sua carreira no estrangeiro. A banda que junta o rock à música tradicional portuguesa lança esta semana «Ruído do Silêncio», o quinto disco que já começou a ser apresentado em concertos na Suíça e na Alemanha.

«Nós somos muito bem recebidos lá fora. Temos tocado bastante na Europa Central - na Alemanha, Suíça, Áustria, Polónia. É a terceira vez que fazemos uma digressão por lá», contou Vasco Ribeiro Casais em entrevista ao IOL Música.

O principal compositor dos Dazkarieh (responsável também pela guitarra, bouzouki português, nyckelharpa e gaitas-de-fole) acredita que em Portugal, apesar da boa recepção nos concertos, as sonoridades que fogem ao circuito das playlists acabam por ser menos valorizadas.

«A nossa música não é música de playlist nas rádios ou na televisão, portanto passa sempre por um circuito diferente. E por cá também há uma tendência para valorizar mais o que vem lá de fora. Mas acho que aos poucos esse tipo de pensamento vai mudando. É bom estarmos abertos ao que vem de fora, mas também é bom valorizarmos o que está cá dentro», afirmou.

O novo álbum que agora chega às lojas partiu da colaboração estreita entre Vasco, autor das músicas e da grande maioria dos arranjos, e a vocalista Joana Negrão, que assinou as letras de «Ruído do Silêncio». Num disco «bastante abrangente», a visão moderna de temas tradicionais levou os Dazkarieh aos extremos.

«É um disco bastante abrangente, com momentos mais intimistas e contemplativos até momentos grandes e efusivos, com muita força. Usamos instrumentos acústicos, mas também os processamos bastante usando pedais e efeitos. Conseguimos ir de um extremo ao outro: de um extremo muito simples, com apenas os instrumentos a respirar e a voz por cima, até a um ambiente explosivo», explicou Vasco Ribeiro Casais.

Um dos novos temas que o músico destacou foi «Moda da Ceifa», tratado em duas versões que espelham os dois extremos do disco: «Uma das versões é muito conhecida, já muitos grupos fizeram essa versão. A segunda versão achámos gira e era o mesmo texto, mas com uma melodia totalmente diferente. Uma é bastante mais calma, mais respirada, e a outra é uma versão totalmente "rockeira", com muita força».

Os Dazkarieh actuam esta noite no Hard Club, no Porto, para o primeiro concerto de apresentação de «Ruído do Silêncio» em solo português. Sexta-feira, a banda actua nas Caldas da Rainha, seguindo-se sete datas em palcos lusos no mês de Abril - ACERT, Tondela (dia 1); Cine Teatro de Torres Vedras (2); Fórum Romeu Correia, Almada (7); Cine Teatro Avenida, Castelo Branco (8); CAE, Portalegre (9); Cinema São Jorge, Lisboa (13); e TAGV, Coimbra (14).

Até ao final do ano, a banda planeia fazer a sua estreia ao vivo no Reino Unido, um mercado que poderá poderá abrir novas portas no caminho da internacionalização dos Dazkarieh.

A aposta em novos mercados deverá contar com o apoio do recém criado gabinete de exportação da música portuguesa, o Portugal Music Export, um projecto que Vasco acredita ser essencial para o desenvolvimento cultural do país, «à semelhança do que acontece em países nórdicos e em França».

«Quando uma banda vai tocar para fora do país e não há um grande orçamento para as viagens e para toda a estrutura, os governos dos próprios países investem nessa deslocação, ajudam a comparticipar as viagens, o que torna todas as deslocações mais fáceis», explicou.

«Mas muito do trabalho difícil já vem sido feito por nós desde há oito anos - a investir e a pedir empréstimos para irmos tocar.»