Postado Ter 29 Mar 2011 - 21:23
O envolvimento da NATO na operação em curso na Líbia será um dos temas em destaque na reunião da Comissão Permanente da Assembleia Parlamentar da Organização do Tratado do Atlântico Norte, que começa sábado em Ponta Delgada, Açores.
A Comissão Permanente, além de analisar as prioridades da organização no quadro da recente Cimeira de Lisboa e de elaborar o plano de actividades para este ano, vai também abordar questões como a ajuda que pode disponibilizar aos países do Médio Oriente e do Norte de África ao nível da prestação de assistência democrática, tal como fez no início dos anos 90 aos países da Europa Central e do Leste.
As relações com os principais parceiros da organização, as propostas para reforçar a sensibilização do público e as formas como a Assembleia Parlamentar pode contribuir para os objectivos da Resolução 1325 do Conselho de Segurança da ONU sobre ‘Mulheres, Paz e Segurança’ são outros temas em agenda.
A reunião da Comissão Permanente da Assembleia Parlamentar da NATO, que vai decorrer no Teatro Micaelense, abrirá com uma intervenção do presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, sobre a importância da posição geoestratégica do arquipélago para a NATO.
A Assembleia Parlamentar da NATO reúne legisladores dos países membros da Aliança Atlântica e de 14 países associados, tendo como principal objectivo promover o diálogo sobre os grandes problemas de segurança que se colocam à parceria transatlântica.
Esta organização é dirigida por uma Comissão Permanente, que integra os presidentes das delegações nacionais, sendo José Lello o presidente da delegação portuguesa.
Lusa/AO online