Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 RikudouSennin

RikudouSennin
Membro
Membro
A selecção portuguesa de futebol realiza esta terça-feira mais um amigável com vista a acelerar rotinas e fortalecer o grupo de trabalho. No Municipal de Aveiro, Paulo Bento monta a estratégia contra a formação da Finlândia, adversária nórdica com algumas parecenças com a vizinha Noruega. É o último teste de preparação antes do importante jogo de 4 de Junho, precisamente contra a turma de Egil Olsen, a contar para o apuramento do Euro 2012.

Portugal teve um complicado desafio frente ao Chile no passado sábado, mas, apesar do empate, o maior lamento será talvez a lesão de João Pereira, a juntar às Ronaldo, Miguel Veloso e Manuel Fernandes.

É já com a comitiva reduzida e com Sílvio ou Nélson destinados à lateral direita que Paulo Bento pensa na Finlândia. A formação de Olli Huttunen tem semelhanças com a rival Noruega, próxima adversária «a sério» da equipa das quinas, pelo que ninguém estranha esta escolha cirúrgica de oponente no último amigável antes desse embate.

A história da Finlândia com os portugueses é, por sinal, bastante curiosa. Em nove confrontos, três amigáveis e outros seis de qualificação para Europeus, o saldo positivo é claramente luso: quatro vitórias, quatro empates e uma derrota.

Os primeiros duelos, referentes à fase de apuramento para o Euro 1984, deram a Portugal um ascendente claro sobre os finlandeses: 2-0 em Helsínquia e 5-0 no nosso país. Mas, desde então, nunca mais a selecção nacional conseguiu vencer por mais do que a margem mínima (1-0 em 1991, golo de César Brito, e 1-0 em 2009, golo de Cristiano Ronaldo). Pelo meio, as tais igualdades e o impensável desaire. Impensável, essencialmente, pelo peso dos números: 4-1, em 2002, em pleno Estádio do Bessa. Prenúncio do que se seguiu? Talvez. Seguiu-se o Mundial da Coreia e Japão com o histórico que, de forma infeliz, todos conhecemos...

Hoje, os tempos e os jogadores são outros. Principalmente na Finlândia, que já não tem o mago Litmanen ou o esteio Hyypia. Nós por cá continuamos bem servidos.

Mas voltando aos números, nos tais nove jogos realizados entre portugueses e finlandeses: a turma das quinas está há três jogos sem perder e há dois sem sofrer golos. Dados que, certamente, Paulo Bento quererá manter. Convém também é apostar na eficácia, pois são apenas 12 os tentos marcados contra este adversário.

E há que ganhar moral e certeza em frente à baliza pois, como já se disse, entretanto virá a Noruega, líder do grupo H de apuramento para o Europeu 2012, com mais três pontos que Portugal. É verdade que, depois do empate entre noruegueses e dinamarqueses, a selecção das quinas depende só de si mas não se pode esquecer o negativo 1-0 que se verificou na Noruega e que complica um bocadinho mais as aspirações nacionais.

Para esta terça-feira, acreditando nas palavras de Paulo Bento, que diz pretender rodar os elementos convocados, haverá algumas mexidas no onze titular. Jogadores como Ruben Micael e André Santos terão, provavelmente, oportunidade de registar a primeira internacionalização, mesmo que não joguem de início. Eduardo deverá recuperar a baliza, assim como Bruno Alves o seu posto na defesa ou Hugo Almeida o lugar mais adiantado da equipa. Quaresma, face à boa prestação em Leiria, poderá igualmente merecer a titularidade, até porque Nani e Danny treinaram com limitações depois da partida com os chilenos.

ZeroZero

#2
 Convidad

avatar
Convidado
Muito sinceramente não percebo o porque de teres posto esta notícia aqui quando o jogo já tinha começado!
tinha muita mais lógica pores antes do jogo começar!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos