Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 RikudouSennin

RikudouSennin
Membro
Membro
As denúncias de violência doméstica contra idosos têm vindo a aumentar numa proporção muito maior do que as de violência conjugal no Distrito de Bragança, tendo disparado nos primeiros meses do ano, segundo dados conhecidos esta sexta-feira e citados pela Lusa.

A violência contra idosos «não é tanto física, mas de negligência, usurpação de bens contra a vontade do idoso, abandono, isolamento e violência psicológica, que é um meio para conseguir alguns fins, sobretudo de filhos para pais ou noras e genros para sogros».

Esta é a realidade que tem chegado ao Núcleo de Atendimento de Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD), segundo a responsável Teresa Fernandes.

De acordo com a mesma responsável, o núcleo - que abrange todo o Distrito de Bragança - «registou em Janeiro e Fevereiro um aumento de 50 por cento de denúncias» e, embora sem avançar números, garantiu que «a tendência de aumento se mantém» em relação a 2010, ano em que chegaram a este organismo 132 casos.

«O que temos vindo a notar é a violência contra idosos e também violência no namoro que tem aumentando em proporção muito maior que a violência conjugal», disse. Teresa Fernandes relacionou ainda o agravamento da situação com a crise social e económica, que, segundo ressalvou, não origina os problemas, mas «vem piorar aquilo que já existe de mau».

Os consumos de bebidas alcoólicas, de substâncias, a fraca resistência à frustração com o desemprego, as baixas condições económicas e a existência de patologias são outros factores apontados pela técnica para o quadro de violência.

Teresa Fernandes acredita que para o aumento do número de denúncias tem contribuído o trabalho de informação e sensibilização que leva as vítimas a não se calarem.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos