Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

 » Diversos » Saúde » Espirro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 joaninha ;

joaninha ;
Membro
Membro
Espirro ou esternutação é uma forma do corpo expulsar o dioxido de carbono em excesso, sob a forma de particulas liquidas (perdigotos). O espirro é geralmente um acontecimento ruidoso, mal cheiroso, e torna-se particularmente desagradavel quando a pessoa que espirra nao põe a mao à frente. O espirro é uma expulsão de ar, convulsiva e semi-autônoma, do nariz e boca. Algumas doenças podem ser transmitidas pelo espirro que espalha até 40.000 gotículas infecciosas cujo diamêtro varia de 0.5 a 5 µm.

Causa

O espirro geralmente é causado por irritação e às vezes por bloqueio bacteriano na garganta, pulmões ou nas passagens do nariz. Para espirrar de proposito, é recomendado que se façam cocegas com uma pena no nariz. Substâncias que causam alergia como pólen, pêlos de animais, poeiras, assim como outras partículas que não causam alergia são geralmente inofensivas, mas quando irritam o nariz, o corpo responde ao expirá-las das passagens nasais.
O espirro é uma reação do corpo à obstrução das vias nasais, principalmente o nariz e a garganta. Sua função é expelir do corpo algo que o está incomodando. É por isso que espirramos quando estamos em ambientes empoeirados, sujos ou muito perfumados. Outra ocasião em que espirramos bastante é quando estamos resfriados. Nesse caso, o organismo usa o espirro para tirar do corpo o catarro dos pulmões.
Os músculos das costas, abdômen, aqueles abaixo das costelas estão envolvidos no espirro. Quando poeira, fumaça ou cheiro irrita o nariz, o centro respiratório é informado e interrompe a respiração normal, faz você inspirar profundamente... E subitamente faz todos esses músculos se contraírem, empurrando todo o ar para fora de uma vez só. A glote bloqueia a saída do ar dos pulmões, como se fosse uma tampa na garganta e logo em seguida se abrem, liberando o caminho.

Resposta de fechamento da pálpebra

Geralmente é considerado impossível alguém manter as pálpebras abertas durante um espirro. O reflexo de fechar os olhos é devido a uma proposta não óbvia: os nervos que servem os olhos e nariz estão próximos e relacionados, e o estímulo a um deles geralmente estimula alguma resposta no outro. Entretanto o fechamento dos olhos pode proteger os ductos lacrimais e vasos sanguíneos das bactérias expelidas no espirro.

Respostas tradicionais a um espirro

No Brasil, é mais comum ao menos uma pessoa dizer "Saúde!" depois de alguém espirrar. Em contrapartida, em Portugal, é bastante comum responder com "Santinho!" ou "Viva!". Nos países de língua inglesa se diz "Deus te abençoe ". Esta tradição se origina da idade média, quando se acreditava que quando alguém espirrava, o coração parava, a alma deixava o corpo e poderia ser capturada por algum espírito do mau. Hoje é dito basicamente por boas maneiras, já que ninguém liga para a origem das tradições e apenas seguem mesmo sem conhecer.

Remédios folclóricos

Remédios folclóricos para o espirro são comuns. Entre eles estão os seguintes:
- Espirrar: isso faz com que o espirro passe.
- Aplicar pressão na parte de baixo do nariz em direção a cima.
- Pressionar o céu da boca com a ponta da língua.
- Pressionar a parte traseira dos dentes superiores com a língua,
- Olhar para cima com os olhos mas não com a cabeça.
- Morder levemente o lábio superior. O objetivo é distrair os nervos do nariz até a redução do desejo de espirrar.
- Cuspir repetidamente. Assim, a quantidade de saliva na boca diminui drasticamente, e essa diminuiçao é detectada pelo organismo, que nao terá entao a necessidade de se desidratar ainda mais.´
- Manter as pálpebras bem abertas. É praticamente impossível espirrar com os olhos abertos. O problema deste método é meramente social: uma pessoa fica um bocado ridicula a forçar as palpebras.
- Segurar a respiração quando da iminência do espirro geralmente evita-o. O ato de espirrar requer ar para ser expelido, eliminando-o torna praticamente impossível o espirro ocorrer.
- Acariciar a orelha repetidamente.
- Apertar o septo nasal.
- Olhar para um ponto de luz. Entretanto em algumas pessoas isso funcionará de maneira inversa.
- Engolir a saliva quando sentir a iminência do espirro. Fazendo isso repetidamente até a sensação desaparecer. Funcionaria de maneira semelhante a segurar a respiração.

wikipédia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Tópicos semelhantes

-

» Panda com ataques de espirro

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos