Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Marisitah

Marisitah
Membro
Membro
DE 17 A 27 DE NOVEMBRO Circuito mundial de bodyboard traz campeão do mundo à ilha Terceira  AzoresBodyboardFest11

Pierre-Louis Costes será cabeça de cartaz do Azores Islands Bodyboarding Festival, a ter lugar em Santa Catarina, na Praia da Vitória, entre os dias 17 e 27 de Novembro.
O jovem francês, vice-campeão de bodyboard do mundo, ocupa actualmente o 7º lugar no ranking mundial, e marcará presença em ondas açorianas no âmbito do evento que, além da prova do circuito Global Qualifying Series da IBA, integra uma etapa do Circuito Nacional.


A ilha Terceira, mais propriamente Santa Catarina na cidade da Praia da Vitória, faz parte do calendário mundial da classificação da série IBA – International Bodyboarding Association –, pela primeira vez, e completa o circuito nacional feminino no âmbito do Azores Islands Bodyboarding Festival 2011.

Ao todo são esperados cerca de uma centena e meia de atletas de vários pontos do mundo entre os quais figuras de renome como Pierre-Louis Costes, um jovem de 21 anos de idade, natural da França, considerado um dos melhores praticantes da modalidade nos dias de hoje ocupando o 7º lugar no ranking mundial.

Enquanto em termos nacionais as atenções estarão centradas na campeã nacional Catarina Sousa, natural de Oeiras, professora e treinadora de bodyboard da Escola Boogie Chicks, a nível local os nomes da linha da frente são Samuel Barcelos (ilha Terceira) e Pedro Correia (ilha de São Miguel).

Contactado pelo nosso jornal, Pedro Arruda, responsável pela União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores (USBA), é ainda “prematuro a confirmação de nomes de atletas” justificando que as inscrições no Azores Islands Bodyboarding Festival 2011 estão condicionadas pelo apuramento final do The Encanto Pro Puerto Rico, a decorrer de ontem até ao próximo dia 13.

A organização do evento é da União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores (USBA) em parceria com a Associação de Surf da Terceira (AST), Federação Portuguesa de Surf (FPS), ETB e IBA, e conta com o apoio financeiro do Governo Regional dos Açores e de fundos europeus.

Os prémios monetários têm o valor de 5 mil euros (nacional feminino) e 40 mil dólares (internacional masculino e feminino).


Potencial da onda constatado

Recorde-se que, segundo o responsável da Associação de Surf da Terceira (AST), Carlos Leal, em declarações à edição de 24 de Fevereiro do corrente ano do nosso jornal, “a onda de Santa Catarina é reconhecida na comunidade surfista internacional como um local de “qualidade mundial”, comparável à mítica Pipeline no Havai”.

Nesse sentido lembrou a passagem pelo local, há dois anos, de Mike Stuart, o norte-americano 11 vezes campeão do mundo de bodyboard, aquando a sua deslocação aos Açores para proferir uma conferência sobre a sua experiência pessoal em desportos de ondas, e a entrega de prémios da modalidade na Casa das Tias de Vitorino Nemésio na Praia da Vitória.

No mesmo texto, o dirigente associativo disse que “o processo que levou à escolha da Terceira para a realização desta prova foi conduzido pela União de Surfista e Bodyboarders dos Açores (USBA) e correspondeu ao interesse, já manifestado por várias entidades ligadas ao surf da Terceira e dos Açores, para que a onda de Santa Catarina acolhesse um evento deste nível sendo o culminar de um trabalho de vários anos de defesa daquele local”.

Referiu na altura a importância da vertente turística e o potencial desportivo e de lazer na área de desportos de ondas, considerando “que a realização desta prova pode ser o primeiro passo para o aproveitamento” ao salientar a procura do local “por praticantes de pesca, caça submarina e observação de aves migratórias”.

Não menos importante, acrescentou Carlos Leal, em tom de conclusão, é a mobilização de pessoas das quais atletas, profissionais da comunicação social, entre outras, e, consequentemente, a movimentação da actividade económica local.

“É um achado raríssimo que temos que saber preservar e potenciar”, rematou.
Fonte: A União

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos