Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Marisitah

Marisitah
Membro
Membro
Gordon passa a furacão mas deverá chegar aos Açores como tempestade tropical 14672

A tempestade Gordon, que deverá atingir os Açores na madrugada de segunda-feira, intensificou-se e já é neste momento um furacão de categoria I, a menos perigosa das cinco categorias de furacão.

Contudo, nas próximas 12 horas deverá, ao atingir águas mais frias, perder de novo intensidade e passar nos Açores já como tempestade tropical. Segundo a informação da delegação dos Açores do Instituto de Meteorologia, o Gordon está neste momento a cerca de 1300 quilómetros a Oeste dos Açores, deslocando-se para Leste/Nordeste a uma velocidade de cerca de 30 km/h.

O Gordon deverá assim atingir os Açores a partir das 0h00 de segunda-feira, podendo a chuva começar a cair já a partir das 21 horas de domingo, prevendo-se que atinja sobretudo as ilhas de São Miguel e Santa Maria, podendo contudo abranger algumas ilhas do Grupo Central, como o Pico e a Terceira.

Estão previstos ventos médios de 80 km/h, com rajadas até 130 km/h e precipitação intensa. O vento soprará de Leste, rodando para Norte com o passar da tempestade, prevendo-se ainda ondas de 8 a 10 metros de Sudoeste, passando a Oeste.
Fonte: Açoriano Oriental

Furacão Gordon mais forte a 1.200 Km dos Açores. Vento atinge 130 Km/hora.
O furacão Gordon aumentou de intensidade nas últimas três horas, de acordo com a actualização da informação que o National Hurricane Center (NHC) fez às 12h00 UTC de hoje, na qual indica que o vento subiu para de 120 para 130 Km/hora.
O “olho” do furacão localizava-se à hora dessa informação a 1.220 quilómetros a Oeste-Sudoeste dos Açores, tendo encurtado a distância do arquipélago em 90 quilómetros desde as 9h00 UTC.

Apesar do fortalecimento nas últimas horas, o NHC mantém que a tendência a partir da noite de hoje será de enfraquecimento, devendo já chegar como tempestade tropical (ventos entre 63 e 117 Km/hora) aos Açores.
O NHC também mantém que o furacão está a deslocar-se a aproximadamente 30 quilómetros no sentido Este e que no Domingo é previsível uma alteração para o sentido Este-Nordeste.
Nesta trajectória o centro do Gordon “deverá aproximar-se” dos grupos central (ilhas do Faial, Graciosa, Pico, São Jorge e Terceira) e oriental (ilhas de Santa Maria e São Miguel) do arquipélago dos Açores no Domingo (noite de Domingo e madrugada de segunda-feira pela hora em Portugal), como, aliás, também transparece do "tropical storm warning" em vigor para os Açores, o qual indica que se prevê condições de tempestade tropical nas próximas 36 horas.
A previsão do Instituto de Meteorologia e Geofísica de Portugal para os Açores aponta para que os efeitos do Gordon se comecem a fazer sentir a partir de amanhã nas ilhas do grupo Oriental, ao indicar que antecipa “períodos de chuva forte para o fim da tarde”, que o “vento sudoeste bonançoso (10/20 Km/hora) irá rodar gradualmente para Sueste, “tornando-se muito fresco a forte (40/65 Km/hora), com rajadas até 85 Km/hora), e que o mar, inicialmente com ondas Noroeste de dois metros, terá depois ondas de seis metros de Sudeste.
A maior intensidade será no entanto na segunda-feira, que para as ilhas do grupo oriental o Instituto diz que prevê “períodos de chuva forte durante a madrugada e manhã, trovoada [e] vento Sudeste muito forte a tempestuoso (65/85), temporariamente temporal (85/100 Km/hora) com rajadas até 115 Km/hora, rodando para Noroeste e tornando-se muito fresco (40/50 Km/hora).
O mar, acrescenta, terá ondas de Sudeste de seis metros, “aumentando para 10 a 11 metros e passando a Oeste”.
Chuva e vento fortes é também a previsão do Instituto para as ilhas do grupo central na terça-feira, para as quais indica “períodos de chuva forte durante a madrugada e manhã”, “vento Leste muito fresco a forte (40/65 Km/h) com rajadas até 85 Km/h, rodando para o quadrando Norte e tornando-se fresco (30/40 Km/h).
Para o mar, antecipa “mar grosso a alteroso, tornando-se cavado”, com ondas Norte de quatro metros que aumentarão para seis metros.
Para Domingo, nas ilhas do grupo central, a previsão é “períodos de chuva a partir da tarde”, “vento Sul bonançoso (10/20 Km/h), rodando para Leste e tornando-se fresco a muito fresco (30/50 Km/h) com rajadas até 70 Km/h.
O mar irá tornar-se “cavado a grosso”, com as ondas de Noroeste de três metros a darem lugar a ondas de Norte com cinco metros.
Fonte: Presstur

A tempestade tropical Gordon intensificou-se durante as últimas horas e prevê-se que entre no sector sudoeste da região marítima dos Açores pelas 12h de Domingo 19 de agosto como furacão de categoria I (escala de Saffir-Simpson), seguindo depois na direção nordeste e atingindo a região do Grupo Oriental pelas 00h de segunda-feira 20, afectando as ilhas de São Miguel e Santa Maria. Nesta zona estão previstos ventos médios de 110 km/h com rajadas até 150 km/h, precipitação intensa e ondas entre 14 e 16 m.
Fonte: IM

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos