Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 VDesign

VDesign
Administrador
Administrador
O nobre pescador

Estavam o Diabo e seu companheiro a arrumar a barca que transportaria os condenados ao fogo do inferno. Os dois estavam colocando várias bandeiras e fazendo os últimos preparativos para a triste viagem , muito satisfeitos com a arrumação , quando vêem chegar à embarcação um fidalgo , acompanhado de um pajem , que lhe segurava o manto , e carregando uma cadeira de encostar. Este fidalgo tinha por nome Dom Henrique. Ele se dirigiu ao Diabo , querendo saber para onde ia uma barca tão enfeitada. O Diabo fingiu surpresa ao vê-lo chegar , pois , na verdade já sabia que ele iria naquela barca , já que o fidalgo tinha sido um homem muito vaidoso e presunçoso em vida.

Então , o barqueiro infernal respondeu ao nobre que a barca iria para o fogo do inferno.
O fidalgo duvidou do que lhe foi dito , mas ficou muito espantado quando soube que ele também iria na barca infernal. Ele tentou se salvar, dizendo que deixou na terra uma mulher desesperada , que queria se matar por ele.

O Diabo , irônico , disse que ele era um verdadeiro tolo por acreditar na mulher , e ainda completou dizendo que , no momento em que o nobre morria , ela já estaria com outro.

O fidalgo ainda recusou -se a entrar na barca do Diabo , e foi tentar encontrar um lugar na barca do Anjo , que era a barca que ia para o Paraíso.
Chegando lá ,o fidalgo começou a gritar e a bater palmas , esperando ser atendido , mas ficou muito indignado com a demora pois julgava- se muito importante para ser ignorado.

De repente , apareceu o Anjo , e lhe perguntou o que ele desejava. O fidalgo rogou que o deixassem ir na barca do Paraíso , apelando ainda para sua condição de nobre , esperando atingir seu objetivo com esses argumentos.

Mas o Anjo disse que , para um "senhor tão nobre" como o fidalgo, aquela barca era muito pequena para tanta vaidade .O fidalgo então voltou para a barca do Diabo , furioso , mas por fim aceitou seu triste destino.

O agiota

Enquanto o fidalgo se lamentava , chegou à barca um agiota , carregando uma enorme bolsa de dinheiro , e querendo saber para onde ia a barca. Quando o Diabo o viu ali , tornou a fingir surpresa , chamando o agiota de "seu parente " , e comentando o atraso dele. O agiota , então , explicou que , por ele, "se atrasaria" mais , já que morrera bem na época de receber seus lucros.

O Diabo perguntou-lhe se nem o dinheiro o salvara da morte , com um tom irônico. Completando , mandou que o agiota entrasse logo na barca , ao que o recém chegado ficou desconfiado , e perguntou novamente o destino da barca. Indagou também se partiriam logo.

O Diabo se prontificou a responder que a barca iria para o fogo do inferno. Foi o suficiente para que o agiota dissesse um sonoro "não" , e se dirigisse à barca do Anjo sem demora.

Lá chegando , perguntou ao barqueiro dos Céus se poderia ir com ele . O Anjo se recusou a levá -lo , alegando que sua bolsa de dinheiro ocuparia todo o espaço da barca. O agiota jurava que vinha sem nada , mas o barqueiro ainda se recusava a levá -lo , porque , em vida , ele havia sido muito materialista e ganancioso , não poderia ir ao Paraíso.

Tentando resolver o problema , o agiota voltou à barca do Inferno , pedindo ao Demônio que o deixasse voltar ao mundo para trazer todo o dinheiro que lá deixara , acreditando ter sido essa a razão pela qual o Anjo tê-lo recusado na barca celestial , mas também este pedido lhe foi negado. O agiota ainda pediu e pediu , mas , vendo que não adiantava , entrou na barca infernal para aguardar a partida.

Ele se espantou muito ao ver o fidalgo Dom Henrique ali também , condenado. Viu que não era o único pecador.

João , o tolo

Enquanto o agiota conversava com o fidalgo , apareceu diante da barca um homem com ar apatetado , um tolo que tinha por nome João .

João , o tolo , nem bem havia chegado , perguntou ao Diabo se aquela era a barca dos tolos e para onde ia. O barqueiro do inferno respondeu-lhe que aquela barca era , sim , a dos tolos, cínico , e que estava de partida para o porto infernal.

Ao ouvir aquilo , o tolo João começou a proferir insultos contra o Diabo , e cada um mais absurdo e sem sentido do que o outro. Dirigiu- se ,então, à barca do Anjo. Quando perguntado quem ele era , respondeu , humildemente , que não era ninguém. Após ouvir o que o tolo disse , o Anjo deu -lhe a permissão de entrar na barca , dizendo que , de tudo o que ele fizera em vida , nada teve maldade , e que sua simplicidade já lhe bastava.

O tolo entrou na barca , e permaneceu ao lado do Anjo , com a intenção de avaliar todas as pessoas que chegavam , para ver se alguma delas tinha méritos para ir ao Céu.

O sapateiro ladrão

Carregado de todos os seus utensílios de trabalho , chegou na barca um sapateiro , que perguntou ao Demônio qual era seu destino. Este , então , ironizou mais uma vez , comentando como o sapateiro era honrado e como vinha carregado. Respondeu -lhe , então , que a barca ia ao cais infernal , ao que o outro , indignado , perguntou para onde iriam os que haviam comungado e confessado , como ele , o que era uma grande mentira.

O barqueiro do inferno confirmou que aquela mesmo era a barca do sapateiro , que voltou a mentir ,dizendo que , antes de morrer ,havia se confessado.

O Diabo o desmentiu , dizendo que bem sabia de todo o dinheiro que ele roubara do povo com seus serviços de sapataria. O ladrão continuou tentando encontrar motivos que o livrassem de tão horrorosa viagem , mas nada adiantava.

Como continuava a recusar o inferno , dirigiu- se à barca do Anjo , mas lá não conseguiu sua vaga , pois quem roubou tão descaradamente , no Paraíso não merecia lugar.

Por fim , o sapateiro , sem ver outra saída , voltou ao Diabo , entrou na barca e pediu que não perdessem mais tempo com ele.

O padre

Embarcado o sapateiro , chegou à embarcação um padre , acompanhado de uma mulher , portando um escudo e uma espada.

Sem dúvida , era uma padre pecador.

O Diabo , vendo aquele padre acompanhado por uma mulher , começou a rir , e perguntou a ele se , no convento onde ele vivia , nunca lhe perguntaram sobre sua vida nada celibatária . O padre , muito alegre , respondeu que ele não era o único pecador na Igreja , e perguntou para onde ia a barca , sem desconfiar que ela ia para o inferno. Porém ,quando soube , ficou muito desorientado , pois julgava que só pelo fato de ser padre , já estaria livre de todo o mal.

O Diabo ordenou -lhe que entrasse na barca , ao que o padre recusou .

O barqueiro do inferno então percebeu que o padre tinha com ele uma espada e um escudo. Concluiu que ele praticava esgrima , um esporte proibido para os padres , portanto , outro pecado. Pediu ao padre que lhe desse uma lição de esgrima , pedido que foi aceito com entusiasmo. E começaram a esgrimir .

Acabada a lição , o padre foi até a barca do Anjo , acreditando que lá iria conseguir lugar. Estava enganado. Não pôde entrar porque pecara , tendo uma mulher , e ainda praticando um esporte proibido . Finalmente , aceitou ir com o Diabo para o inferno.

A prostituta mentirosa

Assim que o padre embarcou , chegou à barca a prostituta Brísida Vaz . Quando o Diabo lhe pediu que entrasse em sua barca infernal , ela retrucou , dizendo que aquela não era a barca que procurava. O Diabo lhe perguntou o que ela trazia da vida ,ao que Brísida contou que trazia a sua experiência na prostituição , as moças que ela vendera , suas mentiras e seus feitiços , pois além de prostituta ,ela era também feiticeira.

Ela ainda afirmou que sua maior bagagem se constituía das moças que ela vendeu. Ouvindo tantos pecados , o Diabo ordenou -lhe sem demora que subisse na barca. Brísida se negou a entrar , dizendo que merecia o Paraíso , já que ,em sua vida , suportara tantos tormentos e castigos , que convertera ao bem várias moças , como se fosse uma santa. E foi- se à barca do Anjo pedir ajuda.

Mas de nada adiantou-lhe dizer ao Anjo que ela criava as moças para os padres , e que por obra dela , nenhuma moça se perdeu na vida. O Anjo não queria levá -la . Brísida então reclamou que ,sendo assim , não lhe foi útil tudo o que fizera. As mentiras que ela contou ao Anjo de nada valeram. Voltou , então , à barca do Diabo e lá embarcou.

O judeu que ninguém queria levar...

Estando Brísida embarcada, chegou um judeu, carregando um bode nas costas. O judeu perguntou se poderia embarcar na barca do Diabo , nem que tivesse de pagar para entrar. O Diabo perguntou se o bode iria também, o judeu disse que sim ,que sem seu bode não iria. Porém, nem mesmo o Diabo quis levar o judeu , de tão ruim que ele foi em vida , mandando -o à barca do Anjo . Nem bem lá chegou o judeu , e João , o tolo ,que lá estava , não o deixou embarcar , dizendo que ele era um pecador , um homem mau , desqualificado. Ninguém queria levar o judeu e seu bode , mas o Diabo acabou concordando em levá-lo , ainda que a reboque. E o judeu foi embarcado junto com o bode.

O juiz corrupto

Embarcado o judeu , chegou à barca do inferno um juiz , carregado de processos. O juiz perguntou ao Diabo para onde ia a barca , ao que o Diabo rebateu , perguntando , cinicamente , mais uma vez , "como andava o direito" .

Disse então que a barca ia para o inferno ,e que o juiz deveria entrar. De forma alguma o juiz quis entrar , porque acreditava que , ao trabalhar com as leis , não poderia ser um pecador. O Diabo acusou o juiz de aceitar suborno ,só atendendo às pessoas que lhe pagavam mais ,e sendo muito injusto ,agindo assim. O juiz mentiu que sua mulher era quem aceitava os subornos ,mas o Diabo ordenou-lhe que entrasse na barca sem demora. Ainda disse que o papel dos processos seria um ótimo combustível para o fogo do inferno.

O procurador
Estavam o Diabo e o juiz nessa discussão , quando chegou um procurador , carregado de livros , que se dirigiu ao juiz ,seu conhecido , querendo saber o que o Diabo dizia. Este entrou na conversa e disse que , tanto o juiz como o procurador seriam ótimos remadores rumo ao inferno.

O procurador achou que aquilo era uma brincadeira de muito mau gosto , e então ele e o juiz foram até a barca do Anjo. A caminho da barca celestial , o juiz disse ao procurador que ,antes de morrer , havia se confessado , mas não confessara tudo o que já havia roubado em vida.

Ao chegarem ao Anjo e pedirem lugar na barca, tudo o que ouviram foram insultos do Anjo e de João , o tolo , reforçando o vexame. Voltaram à barca do Diabo , muito aborrecidos . O procurador ainda tentou consultar as leis ,mas o Diabo os mandou entrar antes que isso fosse possível. E embarcaram.

O enforcado
Nisso, chegou à barca do inferno um homem que morrera enforcado , e mal chegou , já ouviu a ordem do Diabo para que entrasse na embarcação . O enforcado se espantou muito , pois, antes de ser executado , lhe disseram que , por morrer na forca, merecia ir ao Céu. O Diabo então lhe perguntou se não haviam lhe falado no purgatório , se o enforcado não fizera confusão , ao que ele respondeu que não.

O Diabo o mandou novamente entrar na barca , mas , como esta já estava tão cheia , acabou por deixar o enforcado ir para onde bem quisesse , sendo que não cabia mais nenhum passageiro na embarcação. E o enforcado foi embora.

Os Quatro Cavaleiros

Assim que o enforcado se foi, passaram em frente à barca do Diabo, quatro cavaleiros, carregando uma cruz de Cristo. Nem bem os viu chegar, o barqueiro do inferno perguntou quem eles eram. Um deles respondeu que eram cavaleiros que morreram lutando. O Diabo ordena que todos entrem, mas prontamente eles se recusam, dizendo que , quem morre defendendo o cristianismo e a Igreja Católica, não iria jamais ao porto infernal. E seguiram caminho até a barca do Anjo, que, ao vê-los, disse que os estava esperando para irem ao Paraíso, livres de todo o mal. E assim, os honrados cavaleiros embarcaram, e as duas barcas, a do inferno e a do céu, partiram.

#2
 marianamartins'

marianamartins'
Administradora
Administradora
Nunca dei isso xD
A minha prof atrasou-se ( para variar ) com todas as turmas e fiz o exame sem saber nada disso ^^

Óptimo tópico (:

#3
 VDesign

VDesign
Administrador
Administrador
Eiii, tadinha xDD
- Muitoo obrigado *

#4
 marianamartins'

marianamartins'
Administradora
Administradora
Não tenhas pena (a)
De nada :b

#5
 - é a ARCO

- é a ARCO
Membro
Membro
eu estou a dar isso,mas ainda estou no sapateiro x:
bom post (:

#6
 MsFilipa93

MsFilipa93
Membro
Membro
eu ja acabeiiii issooooo o.o
que secanteeeee XD

agora aserio, ja acabei, e não percebi nada dos textos :s

#7
 diogoludovina

diogoludovina
Membro
Membro
aulas de dormir hehe

#8
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos