Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 DarkCode

DarkCode
Administrador
Administrador
Aqueles momentos inesquecíveis que passamos com pessoas queridas geralmente são marcados por um bom vinho, uma conversa gostosa...e naturalmente flores.
As orquídeas, por sua beleza, são especialmente indicadas para esses momentos. E, entre as orquídeas, as Phalaenopsis destacam-se, com suas flores bonitas e sua elegância excepcional, sendo ideais para essas horas.
Phalaenopsis são disponíveis numa variada gama de cores. Com estas orquídeas, pode-se ter certeza de não estar presenteando por um dia apenas, mas por um longo futuro. Ela são de excelente durabilidade. Quem recebe, vai lembrar-se do presente não apenas durante os meses em que as flores permanecem abertas, mas também depois, porque elas voltam a florir. Tratadas com o mesmo amor que você dedica à pessoa que quer bem, elas florecem ano após ano.

Ecologia
A Orquídea Phalaenopsis é originária da Indonésia e das Filipinas e, como orquídea tropical, prefere temperaturas entre 18 e 28 graus centígrados. Em época de clima frio, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, evite deixar sua orquídea exposta, pois não sobreviverá a geadas e ventos frios!
A Phalaenopsis, assim como muitas orquídeas, é uma epiphyta (epi= em cima + phyta= planta). Neste caso ela usa suas raízes grossas para segurar-se às cascas das árvores. A epiphyta é uma planta que se desenvolve sobre outra planta, usando-a como apoio, não tirando nenhum nutriente da planta onde cresce. Podemos observar que , quando plantada no tronco de uma árvore, suas raízes crescem por todos os lados, sendo bem diferente das outras espécies de plantas, cujas raízes crescem para baixo, penetrando na terra. Por esta razão é que parte das raízes da orquídea cultivada em vaso está sempre para fora, o que não significa que deva ser replantada.

Luminosidade
Ao receber sua planta, retire-a da embalagem plástica e coloque-a em um local bem iluminado e bem ventilado, de preferência onde a planta possa receber o sol da manhã. Quando a planta está sem flores, é preferível deixá-la na área ou no jardim num lugar bem protegido do sol do meio dia (por exemplo: de baixo de uma árvore).

Substrato
Sendo a Phalaenopsis uma epiphyta, ela necessita de um substrato grosso dentro do vaso. Nós usamos uma mistura de pedaços de casca de pinus ou pedaços de xaxim. Outros produtores usam pedras para cultivá-las, mas também pode-se usar outro tipo de substrato, como a casca de coco, pedaços de pinus, etc...
Quando a terra do vaso se decompuser totalmente e ficar fina, as raízes não terão como se desenvolver no interior do vaso, fazendo com que a planta fique solta. Neste caso pode ser interessante replantá-la dentro de um vaso do mesmo tamanho (por exemplo: vaso de xaxim) ou então colocar a sua orquídea no tronco de uma árvore. Lembramos que para isso é preciso amarrá-la junto ao tronco usando musgo ou xaxim, até que se formem novas raízes que se prendam à árvore. Este processo e fixação pode demorar até um ano.

Irrigação e Adubação
A Phalaenopsis em seu habitat natural só recebe água de chuva, orvalho e minerais que descem da casca da árvore, ou são liberados pela decomposição de folhas e outras matérias orgânicas que ficam por perto da planta. Isto significa que na natureza a planta recebe pouco adubo; por esta razão, não necessita de muita adubação nem muita água em cultivo doméstico. A rega deve ser feita a cada 15 dias quando o vaso está bem leve. Colocá-la na chuva é um processo de rega mais natural. Depois de regar retire o excesso de água do pratinho da planta para que as raízes não fiquem danificadas ou até mesmo venham a apodrecer.

Recomendamos adubar uma vez por mês, da seguinte forma:
1 colher (café) de adubo mineral dissolvida em 1 litro de água de chuva ou mineral; em caso da água clorada , ferver para eliminar o excesso de cloro e deixar esfriar.
Pode ser dado também adubo orgânico, como torta de mamona, que pode ser colocado sobre o vaso 1 vez por ano (1 colher de chá de adubo por vaso). Cuidado com a torta de mamona caso tenha animais domésticos em casa ou crianças pequenas, pois é prejudicial à saúde caso ingerida.. Assim sendo coloque a torta de mamona abaixo de uma camada de terra.
Quando observamos a Phalaenopsis, podemos ver que ela possui raízes grossas e esverdeadas, compostas por uma parte fina interna que transporta a água e outra externa formada por um material espongiforme, que, mesmo estando quebrado, não prejudica o funcionamento da raíz; sua cor verde serve para absorver luz e auxiliar as folhas na fotossíntese. Este material tem a capacidade de absorver rapidamente a água em caso de chuva ou orvalho forte, para depois aos poucos passá-la para a planta.

Florada
Quando as flores murcharem, corte a haste deixando uns 20 cm na planta: pode sair outro cacho de flores na haste, ainda no mesmo ano. Também pode sair da planta outra haste no próximo ano. Em seu habitat natural a Phalaenopsis floresce após a época do frio, quando é formado o botão. É por isto que o pico do florescimento ocorre no início da primavera , quando se consegue encontrá-las no comércio com mais facilidade e a preços mais atrativos.

portal das curiosidades

#2
 Twxin

Twxin
Membro
Membro
Eu já nem posso ver essa flor á frente , loool .

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos