Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 DarkCode

DarkCode
Administrador
Administrador
Os relâmpagos globulares, já foram fotografados, embora alguns cientistas desconfiam desse elemento como prova documental, acreditando que é fácil confundir um fenômeno luminoso com outro. Mas houve alguém que não só conseguiu um instantânteno (imagens fixas), como ainda um filme de 16 mm do que pode ter sido perfeitamente um relâmpago globular. Trata-se do professor James Tuck, nascido na Inglaterra e hoje naturalizado norte-americano. Ao longo de uma brilhante carreira cientifica, trabalhou como conselheiro-chefe para assuntos científicos de Lorde Cherwell, colega de Gabinete de Sir Winston Churchill, e mais tarde se incorporou ao Projeto Manhattan, em Los Álamos, que produziu a bomba atômica. Tuck ainda reside em Los Álamos e foi lá que ele passou a estudar em laboratório o relâmpago globular, algo que muitos pesquisadores antes dele haviam tentado em vão.
Ouvira ele dizer que o relâmpago globular aparecia de vez em quando em submarinos como resultado de manipulação incorreta da aparelhagem de comutação que extrai energia da bateria. Se se cometeia um erro, bolas de fogo saíam da parte posterior da aparelhagem e, às vezes, queimavam as pernas dos tripulantes inábeis. Forma frustradas sua tentativas de estudar o fenômeno a bordo de submarinos, mas descobriram que, ali mesmo em Los Álamos, havia uma bateria de submarino de dois milhões de dólares, instalda para outro programa de pesquisa, mas naquele momento ociosa. Obteve permissão para trabalhar com ela e assim principiou uma série de experimentos “clandestinos”, com Truck e seus colegas trabalhando no projeto durante a hora do almoço ou fora do expediente normal.
Embora produzissem descargas elétricas muito fortes cm a bateria, nem ele nem seus colegas conseguiram gerar coisa alguma parecida com um relâmpago globular. Passando-se os meses, viram-se pressionados para pôr fim aos testes, a fim de que o edifício onde trabalhavam com a bateria pudesse ser desocupado e demolido, abrindo espaço para outro programa de pesquisa. De repente, não houve mais tempo. Do lado de fora, os bulldozers já esperavam para iniciar a demolição. Os cientistas haviam experimentado quase tudo em que podiam pensar, sem sucesso. Num final e desesperada tentativa de atingir seu objetivo, resolveram adicionar alguma coisa à atmosfera em torno do comutador. Confeccionaram então uma pequena caixa de celofone em torno do comutador e a encheram de metano em baixa concentração. Achavam que a quantidade de gás, por bastante pequena, não era inflamável — mas, apesar disso, tiveram sorte porque estavam agachados atrás de sacos de areia quando o comutador foi acionado. Subiu uma grande labareda e ouviu-se um formidável estrondo. Mais tarde, todos eles se lembraram de como o telhado do edifício voou pelos ares.
Assim findou a experiência, mas só depois que mandaram revelar o filme, tirado por duas câmeras colocadas em ângulos diferentes, é que descobriram o que havia acontecido. Em perto de cem imagens, aparecia ma bola de luz de cerca de 10 cm de diâmetro. O professor Tuck tem certeza de que não se trata de defeito do filme ou de falha no processo de revelação. Mas também não afirma nada, salvo que pode ser algum fenômeno relacionado cm o retângulo globular.
No momento, ele tenta classificar as características do fenômeno e já isolou vários fatores potencialmente importantes. Entre eles, que ele geralmente ocorre após um relâmpago comum; a bola tem, em média, 15 cm de raio; apresenta em geral uma coloração de amarelo para vermelho; não é excessivamente quente e costuma produzir um som sibilante.
Nota: Tuck inclina-se para uma reação química como origem do fenômeno.

portal das curiosidades

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos