Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Twxin

Twxin
Membro
Membro
Os portugueses têm uma atitude colonizadora na plataforma Second Life, um espaço virtual para o qual transportam símbolos nacionais, defende o investigador Paulo Frias, professor no curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.

«A maioria dos portugueses que utiliza a plataforma, transporta para dentro do mundo virtual uma simbologia - edifícios, objectos - que reproduz um discurso oficial, um discurso histórico», declarou à agência Lusa o docente, que esta segunda-feira defendeu uma tese de doutoramento sobre o tema.

De acordo com Paulo Frias, os portugueses «têm uma tendência para simular - numa plataforma que está vazia e onde podiam construir qualquer coisa - elementos simbólicos da sua nacionalidade, como o Terreiro do Paço, o Colégio Militar ou a Torre de Belém».

Também outros países apostam em particularidades, «como a brasileira, que aposta bastante na construção dos próprios avatares e reproduz muito aquela figura feminina mais difundida, ou a polaca, que se afirma sobretudo pelo idioma», diz Paulo Frias.

O investigador, que estudou a presença portuguesa na plataforma durante três anos, considera que esta atitude «induz um certo conforto e constrói símbolos de poder», mas também cria um ambiente «de alguma exclusividade, que afasta aqueles que não se identificarem» com esta atitude.

Fonte:tvi24

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos