Postado Sáb 9 Out 2010 - 12:07
O Instituto de Meteorologia retirou o aviso laranja, o segundo mais grave, em que tinha colocado 13 distritos do país, passando a vigorar o amarelo em nove distritos do centro e Sul.
Com aviso amarelo, estão os distritos de Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Évora, Setúbal, Beja e Faro. O resto do país está a verde, não se prevendo qualquer situação meteorológica de risco.
Este sábado, a previsão é de céu geralmente muito nublado, com abertas a partir da manhã e aguaceiros, por vezes fortes, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial nas regiões Centro e Sul durante a tarde.
Prevê-se vento fraco a moderado (10 a 30 quilómetros por hora) do quadrante sul, soprando temporariamente moderado a forte (25 a 45 quilómetros/hora) no litoral e nas terras altas.
Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental são esperadas ondas de Oeste com três a cinco metros, aumentando para cinco a seis metros. A temperatura da água do mar deverá ser de 18 a 19 graus na Costa Sul, com ondas de Sudoeste de dois a 3 metros.
As temperaturas máximas previstas são de 20 graus no Porto, 21 em Lisboa e 23 em Faro.
Seis barras estão fechadas e três condicionadas, entre as 21 existentes no país, devido ao estado do mar, disse à agência Lusa fonte do Centro de Operações Marítimas.
Encontram-se encerradas à navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto.
A barra de Viana do Castelo está condicionada, não permitindo a passagem de embarcações de comprimento inferior a 12 metros, a de Aveiro barcos com menos de 15 metros e a da Figueira da Foz com menos de 35 metros.
TVI24