Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Twxin

Twxin
Membro
Membro
Homem «sem rosto» do Rossio remove tumor de cinco quilos 202

Depois de três meses de preparação, José Mestre foi operado em Chicago, nos Estados Unidos, onde lhe foi retirado, com sucesso, o tumor de 44 centímetros e 5,5 quilogramas. Foram necessárias quatro intervenções para remover completamente o tumor.

«Finalmente teve uma hipótese de levar uma vida mais ou menos normal porque, antes disto, sentia que, apesar de nunca o ter pedido, era o centro das atenções em todo o lado», disse o tradutor de José Mestre à estação norte-americana ABC.

A história do «homem sem rosto» tornou-se conhecida em Julho de 2009, quando a Discovery convidou José Mestre para filmar um documentário em Londres sobre o seu problema. O programa foi apresentado em Dezembro e contou com a participação de dois médicos prestigiados dos hospitais St Bartholomew e Broomfield.

Um dos médicos consultados, Ian Hutchison, ofereceu-se para fazer uma cirurgia inovadora, e de graça, para devolver a José Mestre o rosto que desde criança se vinha a deformar.

Apesar do especialista prometer uma melhoria da qualidade de vida já que lhe possibilitaria respirar melhor, falar, comer e ver, José Mestre, como testemunha de Jeová, mostrou reservas em fazer a cirurgia.

No entanto, o facto de, nos últimos meses, o tumor lhe ter provocado cegueira de um dos olhos, além de ter coberto por completo a boca e a língua, levou a sua irmã a insistir na operação.

«Se não fosse feito nada, ele morria», explicou à ABC a irmã, Edite Abreu, garantindo que «agora, ele tem uma nova vida».

Maioria dos cirurgiões tem «pânico» de realizar operações assim

A maioria de cirurgiões tem «pânico» de realizar operações como a que José Mestro foi submetido, uma vez que «os pacientes correm elevado risco de vida», explicou o cirurgião Biscaia Braga, citado pela agência Lusa.

São sempre «muito complicadas» uma vez que o «doente pode morrer ao se esvair em sangue, dado que os vasos sanguíneos não têm os mecanismos normais de coagulação», declarou o especialista, que realizou várias intervenções deste género em Portugal.

Segundo Biscaia Fraga, trata-se de um hemangioma cavernoso, uma malformação congénita, constituída por vasos sanguíneos anormais, que causa uma deformação grave, sendo, no caso de José Mestre, uma deficiência especialmente dada a sua localização na face que é «o cartão de visita da pessoa».

«É uma situação grave porque vai crescendo, ao ponto de tornar a pessoa num verdadeiro monstro», acrescentou o especialista, que explicou que, antes da intervenção, são aplicadas técnicas inovadoras, como a embolização das veias lesadas, pelas quais são enviados produtos com o objectivo das artérias não terem tanto sangue.

A segunda etapa deste processo, a da reconstrução, é «muito difícil», dado «o terreno ser totalmente adverso».

Segundo um dos médicos envolvidos na intervenção, Ramsen Azizi, «este foi provavelmente o maior tumor jamais retirado e, por isso, foi muito difícil fazê-lo sem deformar o rosto».

José Mestre saiu do hospital na segunda-feira à tarde e volta a Portugal dentro de poucas semanas, refere a ABC. A família vai continuar a ser apoiada médica e financeiramente pelo hospital.

Fonte:tvi24

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos