Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Convidad

avatar
Convidado


Adrenalina



A adrenalina ou epinefrina é um hormônio simpaticomimético eneurotransmissor, derivado da modificação de um aminoácido aromático(tirosina), secretado pelas glândulas supra-renais, assim chamadas por estaremacima dos rins. Em momentos de "stress", as supra-renais secretamquantidades abundantes deste hormônio que prepara o organismo para grandesesforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa certosmúsculos e contrai outros.
Em Maio de 1886, William Bates anunciou o descobrimento dasubstância produzida pela glândula adrenal no New York Medical Journal. Foitambém identificada em 1895 por Napoleão Cybulski, um fisiólogo polaco. Adescoberta foi repetida em 1897 por John Jacob Abel. Jokichi Takamine, unquímico japonês, descobriu a mesma hormona em 1900, sem conhecimento dosanteriores. Foi sintetizada artificialmente por Friedrich Stolz em 1904.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




Origem do nome
A palavra adrenalina foi criada pelo cientista que conseguiuisolar este hormônio pela primeira vez, o bioquímico japonês Elissandro JokichiTakamine, que formou o nome em questão tomando o nome dos rins, sobre o qual sesituam as glândulas secretoras, como já mencionado. Utilizou então ad- (prefixoque indica proximidade), renalis (relativo aos rins) e o sufixo -ina, que seaplica a algumas substâncias químicas (as aminas).

Efeitos sobre oorganismo
Quando lançada na corrente sanguínea, devido a quaisquercondições do meio ambiente que ameacem a integridade física do corpo(fisicamente ou psicologicamente, stress), a adrenalina aumenta a frequênciados batimentos cardíacos (cronotrópica positiva) e o volume de sangue porbatimento cardíaco, eleva o nível de açúcar no sangue (hiperglicemiante),minimiza o fluxo sanguíneo nos vasos e no sistema intestinal enquanto maximizao tal fluxo para os músculos voluntários nas pernas e nos braços e"queima" gordura contida nas células adiposas. Isto faz com que ocorpo esteja preparado para uma reação, como reagir agressivamente ou fugir,por exemplo.


Afecta tanto os receptores beta¹-adrenérgico (cardíaco) ebeta²-adrenérgico (pulmonar). Possui propriedades alfa- adrenérgicas queresultam em vasoconstrição.

A adrenalina também tem como efeitos terapêuticos abroncodilatação, o controle da frequência cardíaca e da pressão arterial,dependendo da dose. Na anestesia local é utilizada como coadjuvante, causandovasoconstrição para perdurar o efeito do anestésico, visto que uma área menorde vaso sanguíneo degradará menos o fármaco.

Funções associadas a cada um dos receptoresadrenérgicos


Receptor Alfa

Receptor Beta

Vasoconstrição (cutânea, renal, etc.)

Vasodilatação (músculo esquelético, etc.)

Contração da cápsula esplênica

Cardioaceleração

Contração del miométrio

Aumento da força de contração do miocárdio

Contração do dilatador da íris

Relaxamento del miométrio

Contração da membrana nictitante

Relaxamento bronquial

Relaxamento intestinal

Relaxamento intestinal

Contração pilomotora

Glucogenólise

Lipólise

Calorigênese

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos