Postado Sex 29 Out 2010 - 18:22
As autoridades norte-americas têm estado a investigar vários pacotes suspeitos detectados em três aviões de carga, cujos voos tiveram origem no Iémen: dois no aeroporto de Filadélfia e um terceiro em Newark, Nova Jérsia, avança a CNN. Segundo a agência Reuters os aviões são da UPS.
A CNN informa que as suspeitas ao avião interceptado no aeroporto de Newark foram levantadas, mas que um pacote suspeito com as mesmas características foi encontrado num voo do Dubai.
Tudo começou com as suspeitas que um outro aparelho da UPS, que viajava do Iémen e para Chicago, nos Estados Unidos, via Londres, contém explosivos. Ao início da tarde, o aeroporto de Midlands,no Reino Unido, onde o avião fez escala, foi encerrado. As autoridades encontraram a bordo do avião da UPS um pacote suspeito, com cartuchos de impressoras. Os primeiros testes feitos ao embrulho apontam que os cartuchos não são explosivos.Mas, uma fonte citada pela CNN, não descarta a hipótese. O cartucho foi «manipulado», tem «fios» e contém «um pó branco». De acordo com fonte da BBC, não se trata de uma «bomba», mas o engenho é «suspeito». A televisão americana adianta que os pacotes a bordo se destinavam a sinagogas em Chicago.
Por seu turno, a Federação Judaica de Chicago confirma que as autoridades os avisarm do alerta de terrorismo dirigido às sinagogas, noticia a Reuters.
Nos Estados Unidos, há um alerta de terrorismo, já que o Iémen concentra muita da actividade da Al-Qaeda, mas não há confirmação, por enquanto, de que haja explosivos a bordo dos aviões. Fonte da Administração norte-americana já disse que estão a tomar como «sério» este alerta, segundo a CNN.
Camião não carregava explosivos, mas há mais suspeitas
Entretanto, as suspeitas de engenhos explosivos no interior de um camião da mesma empresa já foram afastadas pelo Departamento de Polícia de Nova Iorque. O veículo foi interceptado, na área de Queens, Nova Iorque.
No entanto, a Sky avança que há dois pacotes suspeitos em Nova Iorque e um em Portland Maine.
TVI24