Postado Sáb 30 Out 2010 - 23:52
Pressionado pela vitória do Benfica, o FC Porto vestiu o fato-de-macaco para bater a Académica, por 1-0. Golo solitário de Silvestre Varela, a fechar a primeira parte, selou o triunfo azul e branco no relvado alagado de Coimbra.
As péssimas condições do “tapete verde” do Cidade de Coimbra prejudicaram o que se perfilava como um bom espectáculo de futebol, entre as equipas mais concretizadoras da Liga.
Os jogadores puseram de parte o virtuosismo e entregaram-se à luta, de corpo e alma. Académica e FC Porto equivaleram-se na primeira parte, mas remate em moinho de Varela, ao minuto 43, permitiu aos dragões sair para o intervalo na frente do marcador.
A etapa complementar trouxe um FC Porto mais “mandão”, com Hulk, Falcao e João Moutinho a desperdiçarem as melhores ocasiões para ampliar a vantagem. O médio atirou ao poste, na marcação de uma grande penalidade.
O FC Porto não “matou” o jogo e viu a Académica encher-se de fé nos instantes finais. Hugo Morais fez estremecer a baliza de Helton, na transformação sublime de um livre directo, já em período de compensação.
Os azuis e brancos tremeram mas não caíram, registando a oitava vitória na Liga. Triunfo em Coimbra repõe em sete pontos a vantagem em relação ao Benfica, na jornada que antecede o clássico no Dragão.
Abola