Postado Dom 31 Out 2010 - 23:38
Celulares já podem fazer pesquisas no Google com voz em português
Programa já está disponível na loja de aplicativos do Android.
Brasil é o primeiro país da América Latina a contar com programa.
Programa já está disponível na loja de aplicativos do Android.
Brasil é o primeiro país da América Latina a contar com programa.
O Brasil recebe, a partir desta quinta-feira (28), os aplicativos de pesquisa de voz em português e navegação por mapas do GPS para smartphones com sistema operacional Android, do Google. O Brasil é o primeiro país da América Latina a ser contemplado com estes programas, que já podem ser instalados de graça por meio do site do Google
A pesquisa de voz também está disponível para iPhones, na loja de aplicativos da Apple. O recurso de voz converte o som em texto, facilitando a busca on-line por meio de aparelhos móveis. Segundo Hugo Barra, diretor de produtos mobile do Google, “25% das buscas feitas por celular nos EUA são realizadas pelo aplicativo de voz”.
Aplicativo de comando de voz permite fazer pesquisas em português em smartphones.
Na barra de busca que fica na tela principal do Android, o usuário precisa apenas apertar no botão de voz para fazer a pesquisa. O sistema processa o som e abre uma página do Google com todos os resultados automaticamente.
Navegação por GPS
O programa de navegação do Android usa o GPS do smartphone para criar rotas e dar dicas de caminhos por áudio. O programa, que tem como base o Google Maps, também funciona por meio de comando de voz. Segundo o Google, mais de 100 milhões de usuários no mundo acessam o Google Maps por celular.
Entre as funcionalidades do aplicativo, que só pode ser acessado com internet, está o cronômetro, que calcula quanto tempo falta para chegar ao destino, e um recurso que indica como está o trânsito. Pelo programa também é possível visualizar imagens de satélite e fazer buscas por estabelecimentos no meio do caminho.
"O Android é uma plataforma estratégica para o Google", disse Alexandre Hohagen, diretor-geral da empresa na América Latina. "Esperamos que os novos aplicativos aumentem a penetração do sistema do Google no mercado brasileiro", completou.
"Os dois programas irão mudar a vida dos usuários de smartphone no Brasil", afirmou Barra.
Segundo a empresa, 1,5 milhão de ativações de aparelhos com Android são feitas semanalmente. O sistema operacional do Google chegou ao mercado há quase dois anos. Hoje, 96 aparelhos são compatíveis com o sistema, que está presente em 49 países e conta com a parceria de 59 operadoras.