Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 DarkCode

DarkCode
Administrador
Administrador
São uns bolinhos leves, tradicionais da Vila das Furnas na Ilha de S.Miguel Açores. São muito apreciados por todos aqueles que visitam a vila. É uma espécie de panquecas que podem ser servidos simples ou recheados com doce de amora, queijo fresco, compota,etc. De acrescentar que a receita sofre algumas alterações de localidade para localidade.São simplesmente deliciosos.
Bolos Lêvedos dos Açores PIC_0151
Bolos Lêvedos dos Açores PIC_0149Bolos Lêvedos dos Açores PIC_0152
Bolos Lêvedos dos Açores PIC_0155Bolos Lêvedos dos Açores PIC_0154
Ingredientes
1/2 kg de farinha de trigo
125 grs de margarina, ou manteiga
125 grs de açúcar
20 grs de fermento de padeiro ( ou 1 saqueta de levedura seca de 11 grs tipo fermipan)
2 dl de leite
raspa de limão
2 ovos

Peneire a farinha para um alguidar e faça uma cova no meio, junte o açúcar, os ovos, a margarina e comece a misturar, dissolva o fermento no leite morno e acrescente á farinha amassando e sovando a massa muito bem (se for preciso acrescentar mais um pouco de farinha).
Deixe levedar em local aquecido até dobrar de volume, bem tapada.
Faça bolas do tamanho de 1 laranja e disponha em tabuleiros ou panos polvilhados com farinha e deixe repousar por mais 30 minutos.Pegue em cada uma das bolas e vá achatando tipo panqueca. Polvilhe uma sertã ou, na sua falta façam como eu numa frigeideira anti-aderente e deixe cozinhar em lume muito brando de um lado e do outro. Sirva simples ou com compotas a gosto ou ainda com um queijinho fresco. São deliciosos
Manda a tradição que sejam feitos em sertã de barro sobre lume de lenha, mas á falta deles e com a praticidade dos dias de hoje, eu faço-os no fogão elétrico e com frigideira.
Têm a vantagem de não serem cozinhados com gordura.


Deitar no copo o leite, a manteiga e o açúcar programar 2 m. temp 37º vel.1.
Juntar os ovos uns seg. na vel. 5. Acrescentar a farinha e o fermento fermipan e misturar uns seg. vel. 5 e 2 minutos velocidade espiga. O resto é igual ao que está descrito acima.

BOM APETITE!

#2
 Marisitah

Marisitah
Membro
Membro
opa, eu adoro isto
uma rapariga que estava em casa da minha tia, trouxe uns quando foi nas ferias a sao miguel, eram tao bons e doces
não queres mandar uns manel?

#3
 DarkCode

DarkCode
Administrador
Administrador
Eu comi disto agora à pouco :suado:

#4
 ' . Biinhaa

' . Biinhaa
Moderadora
Moderadora
Tem bom aspecto :D

#5
 Marisitah

Marisitah
Membro
Membro
para de fazer inveja oh manel...
vou pedir a minha mae para me comprar um

#6
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos