Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Guardian

Guardian
Membro
Membro
O plano da Mozilla em criar um sistema operacional móvel provavelmente irá enfrentar desafios na área de patentes, de acordo com especialistas, que classificaram a iniciativa da fundação como "tarde demais".

A empresa anunciou um novo projeto, apelidado "Boot to Gecko"(B2G), com o qual espera fornecer um "sistema operacional individual completo para a web aberta".

O B2G será construído em APIs baseadas em padrões da web. Isso permitirá aos desenvolvedores acessar o hardware dos dispositivos para fazer ligações, enviar mensagens, tirar fotos, entre outras funções. Mas, no início, a Mozilla planeja utilizar partes do Android, incluindo o kernel e drivers de dispositivos.

Este detalhe pode fazer com que a Mozilla passe pelas mesmas batalhas judiciais em relação a patentes que são enfrentadas pelo Android, de acordo com Florian Mueller, analista independente de patentes, cujo blog FOSS Patentes é acompanhado de perto por profissionais do ramo e interessados por tecnologia.

"Softwares de sistemas operacionais para smartphones enfrentam uma floresta incrivelmente densa de patentes", disse Mueller via e-mail. "A Mozilla é capaz de evitar grande parte dessas partes questões enfrentadas pelo Android ao utilizar apenas certos componentes e construindo um novo software no topo de tudo isso. Mas essa questão de patentes não some por completo."

Al Hilwa, analista da IDC, achou positiva a entrada do B2G no mercado de sistemas operacionais, mas também levantou a possibilidade da Mozilla ser ameaçada pelos advogados. "Depender do Android pode ser problemático, já que isso poderia expô-los a certas questões legais e brigas de patentes", lembrou o especialista.

E mesmo que a fundação crie um sistema operacional totalmente do zero - incluindo o código de boot, que inicialmente planeja pegar emprestado do Android -, ainda assim pode enfrentar a corte, ressaltou Mueller. "É difícil desenvolver um sistema operacional móvel ou aplicação para smartphones sem infringir patentes."

O analista lembrou também que as acusações de infração de patentes podem ser feitas também aos fabricantes que adotarem o B2G, parecida com a batalha travada pela Apple e o Google, na qual a primeira companhia "pulou" a segunda, e acabou processando empresas fabricantes de tablets e celulares como a HTC e a Samsung.

Mais do mesmo?
Além dos dores de cabeça em potencial por causa das patentes, os analistas mostraram outras preocupações a respeito do projeto B2G. "Não enxergo, no momento, dado a linha do tempo da Mozilla, uma razão para precisarmos de mais um sistema operaciomal móvel", observou Jack Gold, analista da J. Gold Associates.

"É muito tarde", disse Gold. "Poderia ser diferente se eles tivessem começado isso um ano atrás, porém não vejo [a Mozilla] causando sérios impactos nas vendas do Android. Eles possuem as mesmas chances de sucesso que o MeeGo [sistema operacional desenvolvido pela Nokia em parceria com a Intel, que acabou descartado com a chegada do Windows Phone, trazida pela Microsoft]".

Para Gold, esse movimento da desenvolvedora do Firefox corresponde ao mesmo desafio do Google e seu sistema operacional, Chrome OS. "Esta é uma extensão da guerra do Mozilla contra o Google". "A batalha, que começou no campo dos navegadores, agora está se movendo para o mundo dos sistemas operacionais. É como arranhar o salto alto do Google" comparou.

A Mozilla tem perdido a guerra dos navegadores, lembrou Gold. Nos últimos 12 meses, o Firefox perdeu 9% de participação de mercado, de acordo com dados da Net Applications. Durante o mesmo período, o Chrome praticamente dobrou sua presença.

Fonte: UOL

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos