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 Guardian

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“Soulcalibur” está passando por profundas transformações: além de aposentar diversos personagens de seu elenco, a quinta versão da série de luta da Namco Bandai vai adicionar algo que os fãs do rival “Street Fighter” já conhecem há tempos: os golpes especiais.

A novidade foi revelada pelo próprio produtor do jogo, Hisaharu Tago, durante a Gamescom 2011, quando mostrou para a equipe de UOL Jogos a mecânica chamada “Critical Edge”. Ao lado da barra de energia dos personagens existe um medidor que é preenchido conforme o jogador acerta (e recebe) golpes de seu adversário. Ao completar essa barra, é possível desferir ataques mais potentes ou simplesmente desferir o tal golpe secreto.

O Critical Edge pode ser defendido ou simplesmente esquivado, dessa forma o jogo fica bem mais justo para quem está defendendo – algo totalmente diferente do que acontece em “Soulcalibur IV”, com seus ‘Critical Finishers’, que são indefensáveis e acabam a luta assim que são executados. O movimento dos golpes especiais é realizado com dois giros de controle mais o apertar de um gatilho.

A adição desses golpes é só o começo, pois Tago acredita que o mais importante será o balanceamento dos personagens “Em ‘Soulcalibur IV’ existem personagens como a Tira, que são desequilibrados e isso deixou alguns fãs da série um pouco decepcionados. Isso não vai se repetir em ‘Soulcalibur V’. Eu garanto”, afirmou.

Segundo o produtor, esse balanceamento será garantido depois que o jogo passar por testes em diversos locais do mundo. Só depois desse processo é que “Soulcalibur V” vai chegar às lojas, em meados de 2012.

Velhos conhecidos e novos guerreiros

Quatro figuras conhecidas de “Soulcalibur” vão voltar para as arenas de combate: Maxi, Tira, Voldo e Hilde. Curiosamente, apesar do intervalo de 17 anos entre o novo game e o anterior, eles não aparentam tal diferença de idade em relação à “Soulcalibur IV”. E não é só isso, os movimentos e as combinações de golpes continuam os mesmos, dessa forma, os fãs da série apenas terão que se acostumar com o aumento de velocidade, que influencia no tempo dos golpes e dos contra-ataques.

Já os novos personagens não representam uma grande novidade. Patroklos e Pyrrha têm movimentos muito similares aos de Sophitia, Natsu tem todas as técnicas da ninja Taki, Leixia é filha de Xianghua e aprendeu com a mãe a arte da esgrima chinesa. A única novidade é Z.W.E.I., um lutador que concentra os poderes de um demônio em sua espada.

Os fãs não vão se decepcionar, pois outros nomes conhecidos vão surgir. Quais? “Alguns, mas ainda é cedo para dizer. Apresentamos quatro personagens hoje, logo mais mostraremos a lista completa”, disse Tago sem matar a curiosidade.

Jogos Uol

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