Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 RikudouSennin

RikudouSennin
Membro
Membro
Há dez épocas que o Marítimo não vence o Benfica nos Barreiros. Aliciante mais do que suficiente para uma partida a eliminar e que dá acesso aos quartos-de-final da segunda prova mais importante em Portugal. Mas há mais sal a acrescentar a esta ementa: o Sporting pode ser o adversário do vencedor deste jogo na próxima ronda da Taça.

O Marítimo vai entrar em campo com o selo de equipa sensação desta época mas os 22 jogos sem perder com que o Benfica chega aos Barreiros, sendo dois deles uma vitória diante do eterno rival Sporting e um empate no teatro dos sonhos frente ao poderoso Manchester United, conferem um moral enorme às águias que querem, como sublinhou Jesus na conferência de imprensa de lançamento da partida, chegar à final da Taça de Portugal.

Números contrariam-se com números e a última derrota do Marítimo tem tanto de antiguidade que a memória quase nos atraiçoa. 21 de Agosto, jornada dois do campeonato, o SC Braga recebeu e bateu os insulares por 2x0. O desaire ensinou os comandados de Pedro Martins que não voltaram a comprometer desde então.

O técnico dos madeirenses, na antevisão à partida, rejeitou a existência de favoritos, garantiu que a sua equipa vai ser consistente e pressionante e avisou que não quer decidir a eliminatória nos penáltis. Jesus contrapôs e lembrou que o seu grupo «também quer estar na final» pelo que o jogo desta sexta-feira nos Barreiros se perspectiva aberto e de ataque.
Época 2001/02 como inspiração

A época 2001/02 foi, com certeza, falada no balneário maritimista esta semana. Foi nessa temporada que o Marítimo conseguiu receber e vencer, por duas vezes, o Benfica, uma no campeonato, outra na Taça de Portugal, «empurrando», na quinta eliminatória, as águias para fora da prova.

Vamos por partes: no campeonato, à jornada 34, os insulares receberam e bateram as águias por 3x2. Gaúcho bisou, Kenedy fez o outro golo do Marítimo, Mantorras ainda marcou dois mas não conseguiu evitar a derrota. Esta foi, aliás, a última vez que o Marítimo bateu o Benfica no seu terreno.

Antes, na quinta eliminatória da Taça de Portugal, e depois de um empate a um golo no estádio da Luz após prolongamento, o desempate foi marcado para os Barreiros, e o Marítimo seguiu em frente na prova, iniciando uma caminhada que só parou nas meias-finais, diante do Sporting, depois de uma derrota por 3x2.

Uma vez sem exemplo

2001/02 foi uma vez sem exemplo. O Benfica já jogou sete vezes com o emblema do Funchal na Taça de Portugal e venceu cinco delas, empatando outra.

Se alargarmos o espectro de análise a todas as competições nacionais em que estes dois emblemas se defrontaram, campeonato, Taças e campeonato de Portugal, as águias somam 47 triunfos em 72 jogos e o Marítimo apenas oito.

Caminhada na Taça

Beira-Mar e Juventude de Évora são as equipas que o Marítimo já deixou para trás na Taça de Portugal, tendo jogado sempre na condição de visitante. As águias, por sua vez, venceram o Portimonense e a Naval.

Se um embate entre primodivisionários e a fazer uma boa época já é mais do que sedutor, a perspectiva de defrontar o Sporting na próxima ronda da Taça, se os leões, claro, baterem o Belenenses na próxima segunda-feira, confere mais ambição, naturalmente, aos artistas de ambas as equipas.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos