Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 VDesign

VDesign
Administrador
Administrador
Introdução

JavaScript é uma linguagem muito simples e de fácil aprendizagem.
O JavaScript tem uma sintaxe (forma de escrita) semelhante ao Java, C, C++, PHP.
Foi criada para ter uma utilização Web based por Brendan Eich da Netscape em 1995, como uma extensão para o browser Navigator v2.0, com o principal propósito de permitir uma interactividade superior à que se conseguia com o HTML e para atender principalmente às seguintes necessidades:
• Validação de formulários em client side;
• Iteração com a página. Assim, foi feita como uma linguagem de script.

Existem várias implementações de JavaScript, com ligeiras diferenças entre si: o standard definido pela EMCA, a implementação da Netscape e a implementação da Microsoft.

A principal característica do JavaScript é a forma como interage com o browser, podendo aceder a objectos. Assim, para uma boa programação em JavaScript é necessário conhecer o DOM (Document Object Model) de cada browser.
Devido aos browsers terem DOM diferentes é necessário conhecê-los especificamente, daí vem as diversas implementações do JavaScript.

Á sua união com o CSS chama-se de DHTML, assim usando o JavaScript é possível modificar dinamicamente os estilos das páginas.
A linguagem ActionScript da Macromedia baseia-se no standard do JavaScript criado pela ECMA.

Os recursos básicos para quem quer programar em JavaScript são um editor de texto simples para escrever o código e um browser para o testar.

O JavaScript é uma linguagem embebida no seio do HTML, é orientada a objectos e a eventos que acede do DOM do browser. É uma linguagem independente da plataforma onde corre. É uma linguagem que não é compilada e é interpretada pelo browser, baseando-se em objectos.

Potencialidades do JavaScript a ter em conta:
- gerar código HTML;
- reagir conforme as acções do visitante;
- gerar conteúdos dinâmicos;
- validar formulários;
- criar efeitos gráficos.

Vantagens da utilização do JavaScript:
- fácil aprendizagem;
- não exige recursos server side;
- é rápida por ser interpretada no browser;
- existem muitos recursos na Internet.

Desvantagens da utilização do JavaScript:
- o código pode ser facilmente copiado pois fica exposto;
- não é uma boa ferramenta para interagir com base de dados;
- é menos versátil que a sua parente Java.

#2
 Guardian

Guardian
Membro
Membro
Segunda opção:

Javascript é uma linguagem de programação utilizada para criar pequenos programinhas encarregados de realizar ações dentro do âmbito de uma página web. Com Javascript podemos criar efeitos especiais nas páginas e definir interatividades com o usuário. O navegador do cliente é o encarregado de interpretar as instruções Javascript e executá-las para realizar estes efeitos e interatividades, de modo que o maior recurso, e talvez o único, com que conta esta linguagem é o próprio navegador.

Javascript é o seguinte passo, depois de HTML, que pode dar um programador da web que decide melhorar suas páginas e a potência de seus projetos. É uma linguagem de programação bastante simples e pensada para fazer as coisas com rapidez, às vezes com leveza. Inclusive as pessoas que não tenham uma experiência prévia na programação poderão aprender esta linguagem com facilidade e utilizá-la em toda sua potência com somente um pouco de prática.

Entre as ações típicas que se podem realizar em Javascript temos duas vertentes. Por um lado, os efeitos especiais sobre páginas web, para criar conteúdos dinâmicos e elementos da página que tenham movimento, mudam de cor ou qualquer outro dinamismo. Por outro, javascript nos permite executar instruções como resposta às ações do usuário, com o qual podemos criar páginas interativas com programas como calculadoras, agendas, ou tabelas de cálculo.

Javascript é uma linguagem com muitas possibilidades, permite a programação de pequenos scripts, e também de programas maiores, orientados a objetos, com funções, estruturas de dados complexas, etc. Toda esta potência de Javascript se coloca à disposição do programador, que se converte no verdadeiro dono e controlador de cada coisa que ocorre na página.

Neste livro vamos tratar de aproximarmos desta linguagem mais profundidade e conhecer todos seus segredos e métodos de trabalho. Ao final do livro seremos capazes de controlar a página web e discernir o melhor método para atacar os problemas ou objetivos que tivermos planejado.

Fonte: Criar Web

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos