Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

 » Diversos » Saúde » Elefantíase

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 MsFilipa93

MsFilipa93
Membro
Membro
Elefantíase

A elefantíase é o nome comum pelo qual é designada a filaríase, um doença infecciosa cujo agente etiológico é o protozoário Wuchereria bancrofi , vulgarmente designada por microfilária. Este parasita, que tem o homem como hospedeiro definitivo, apresenta, como hospedeiro intermediário, espécies de diversos géneros de mosquitos, nomeadamente, Culex , Aedes e Anopheles .

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O mosquito funciona como vector de transmissão, já que o contágio directo, homem-homem, não ocorre.
O insecto pica o indivíduo infectado, obtendo, juntamente com o sangue, vários exemplares de microfilária. Esta, ainda numa fase larvar, sofre transformações diversas no hospedeiro intermediário, transformando-se em microfilária infectante. Cerca de duas semanas após a entrada no mosquito, o parasita está pronto a ser transmitido, por picada do insecto, a novos hospedeiros humanos.

A microfilária infectante entra no organismo através dos vasos sanguíneos, dirigindo-se para os vasos linfáticos. Nestas zonas ocorrem novas metamorfoses, diferenciando-se exemplares masculinos (de menor tamanho) e femininos (maiores), ocorrendo processos de reprodução sexuada. Enquanto os exemplares adultos permanecem nos vasos linfáticos, as formas larvares passam à corrente sanguínea, onde podem de novo passar ao hospedeiro intermediário, reiniciando o ciclo de infecção. A detecção de parasitas no sangue é realizada, geralmente, entre 6 e 12 meses após a infecção, persistindo por um período longo, que pode atingir os 10 anos.
Um aspecto curioso da doença é a periodicidade das larvas, que apenas surgem em circulação sanguínea durante a noite.