Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Mikáá

Mikáá
Membro
Membro
Um susto para a vida sexual já complicada de muita mulher. O uso prolongado de determinadas pílulas anticoncepcionais pode reduzir - pra não dizer extinguir - a libido em muitas pessoas. É o que diz um estudo publicado pela revista renomada científica "New Scientist", sobre uma pesquisa feita pela Universidade de Boston (EUA).

A causa seria uma proteína da pílula que dá conta de acabar com a testosterona, responsável pelo desejo sexual. Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade do HC da USP, diz que são determinados pílulas, as que contém a proteína SHBG, que inibe a testosterona, hormônio sexual que existe em pequena quantidade na mulher e é responsável por grande parte da libido feminina. "A testosterona é um hormônio masculino, mas o ovário o produz em pequena quantidade e esta provado que ela é responsável pelo desejo sexual em homens e mulheres", afirma Abdo.

Mas, de acordo com ela, a queda da libido feminina só acontece na vigência do uso da pílula. "Se a pílula é inibida, o organismo fica livre disso. Provavelmente o estudo fala de mulheres que tomaram por bastante tempo e em seguida entraram no climatério, que já causa uma queda natural dos hormônios sexuais. Então já não é mais conseqüência da pílula", explica.

Carmita Abdo lembra que outros métodos anticoncepcionais estão sendo testados, para que o organismo seja minimamente invadido. Há uma busca dos pesquisadores por métodos que haja mais localmente. "A progesterona já foi a grande vilã nas pílulas. As feitas à base de estrógeno passaram a ser vedetes", conta.

E uma questão que vem preocupando muitas mulheres também: a pílula engorda? "Não é a pílula em si, mas ela realmente faz o organismo reter líquidos e, em alguns casos, abre o apetite. Por isso é importante conversar com o médico, para ver qual o anticoncepcional adequado para cada mulher", aconselha a médica. Ou seja, a pessoa tem que discutir com o médico qual a pílula mais adequada. Não basta não ter a SHBG (isso consta na bula), a proteína que inibe a testosterona, mas tem que ver qual a melhor pílula.

A depressão é outro problema a atrapalhar a vida sexual feminina. "Muitas mulheres têm dificuldade no sexo por causa da depressão. Então é preciso ver isso também. O diagnóstico é fundamental e melhora a vida da mulher em várias áreas, inclusive a libido. Mas hoje existem muitos medicamentos antidepressivos que não inibem a sexualidade", diz Abdo.

Portal das curiosidades :b

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos