Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Twxin

Twxin
Membro
Membro
O eurodeputado socialista Capoulas Santos alertou para as «incertezas» da clonagem de animais para alimentação humana durante um debate realizado no Parlamento Europeu, reunido em sessão plenária em Estrasburgo.

O ex ministro da Agricultura referiu as «incertezas» da avaliação científica, remetendo para os relatórios da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, que mencionam limitações decorrentes do número reduzido de dados disponíveis, lê-se num comunicado da delegação portuguesa do Grupo dos Socialistas & Democratas no PE, enviado à agência Lusa.

«É por estas incertezas que é necessário promover este debate, de forma cientificamente fundada, para darmos resposta às exigências dos cidadãos sem vetar irresponsavelmente as possibilidades da ciência», afirmou na quarta feira o deputado em presença do comissário europeu da Saúde e Protecção dos Consumidores, o maltês John Dali.

No verão deste ano, um descendente de animal clonado entrou no circuito alimentar no Reino Unido, o que deu origem a um debate esta semana no Parlamento Europeu sobre o tema da clonagem animal para alimentação humana.

Esta questão está abrangida pela regulamentação europeia sobre os novos alimentos, que se encontra actualmente em revisão e tem sido objecto de múltiplas rondas de negociação interinstitucionais, condenadas «a uma falta de entendimento entre a Comissão Europeia, o Conselho de Ministros e o Parlamento Europeu», diz a nota de imprensa.

No cerne da discórdia está «a abordagem relativamente aos produtos alimentares provenientes da descendência de clones», embora exista base científica para estimar que o leite e carne da progenitura bovina e porcina de clones «podem ser considerados alimentos convencionais, isto é, não representam qualquer risco para a saúde humana», segundo confirma a avaliação da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos.

Ainda que a clonagem animal especificamente para produção alimentar mão deva ser uma hipótese provável, dados os custos associados e as considerações do ponto de vista ético, «esta técnica é usada no campo do melhoramento animal e são referidas vantagens do ponto de vista da reposição genética em caso de catástrofes naturais ou epizootias graves»», assinala ainda a delegação portuguesa do Grupo dos Socialistas & Democratas no PE.

A Comissão Europeia apresentará em Novembro um relatório com uma abordagem do ponto de vista da regulamentação necessária para abranger todos os aspectos relacionados com a clonagem animal.

Fonte:tvi24

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos