Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 ' . Biinhaa

' . Biinhaa
Moderadora
Moderadora
Crianças obesas começam a sofrer de hipertensão e de colesterol aos 10 anos, alertam os especialistas

Obesidade encurta esperança de vida para os 40 anos Ng1346045

Em Portugal, há cada vez mais crianças que correm o risco de não ultrapassar os 40 anos por causa de doenças relacionadas com a obesidade. Multiplicam-se iniciativas de educação alimentar, mas falta ainda um programa integrado, dizem os especialistas.

O Diogo e a Leandra não sabem nada dessa conversa dos grandes sobre programas integrados de Educação Alimentar. O que sabem, e bem, foi o que aprenderam durante um projecto de responsabilidade social que levou à escola EB1/JI Paulo da Gama, em Lordelo do Ouro, no Porto, conceitos básicos de nutrição.

"Doces só em dia de festa", explica convicta a Leandra, de nove anos, no final da acção que ontem levou os meninos do 4.º B ao II Congresso Mundial de Nutrição e Saúde Pública, que juntou na Alfândega do Porto mais de mil participantes. Luzia Sousa, a professora, não tem dúvidas de que a lição, retirada do projecto do HPP Saúde, ficou bem sabida. "O facto de saírem da escola, de virem a um sítio diferente é por si só muito apelativo", explicou a professora do 4.º B da Paulo da Gama. O Diogo saiu da Alfândega a saber também quase tudo da Roda dos Alimentos, apenas uma dúvida o atormentava: "E por que é que a sopa não consta lá na roda?"

Meritórios os programas que levam informação nutricional correcta às crianças, concordam os especialistas que, no entanto, deixam o alerta. Perante a dimensão do fenómeno da obesidade infantil em Portugal é preciso agir de forma estruturada, apelando à interacção de vários parceiros. Dizem os últimos dados disponíveis que 29% das crianças com idades entre os dois e os cinco anos têm excesso de peso e que 12,5% são obesas.

Há crianças que, aos 10 anos, sofrem já de hipertensão e de colesterol o que leva a que os especialistas estimem que viverão menos anos do que os seus pais. "Teremos um retrocesso em termos de saúde pública... Algumas destas pessoas terão um alto risco de morrer aos 40 anos", estima Maria Daniel Vaz Almeida, especialista da Universidade do Porto e co-presidente do II Congresso Mundial de Nutrição, que termina hoje, no Porto.

fonte : JN

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos