Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Convidad

avatar
Convidado

Dores no peito

Dores no peito são muitas vezes uma indicação de uma doença grave e que requer uma examinação e observação cuidada. O médico deve ser sempre consultado.


Angina do peito

O músculo do coração recebe o seu fornecimento de oxigénio e sangue através das artérias coronárias. Se o fornecimento de sangue for insuficiente para as necessidades do coração, irá gerar-se uma falta de oxigénio para as células do músculo do coração. A falta de oxigénio dá origem a dores muito fortes (angina). Em casos mais graves, as células do músculo morrem (enfarte).

A causa principal de angina do peito são os depósitos que se acumulam nas paredes das artérias coronárias e que as "entopem". Este "entupimento" limita a quantidade de sangue que pode ser transportado através das artérias coronárias. Quando o coração trabalha mais, a sua necessidade de oxigénio aumenta. Se esta necessidade não for atendida, ocorre a falta de oxigénio.
As plaquetas sanguíneas são componentes do sangue. O seu propósito é o de iniciar a reparação de vasos sanguíneos, formando para isso coágulos de sangue temporários. Quando existem depósitos de artério-esclerose, podem ocorrer estragos nos vasos sanguíneos que são reparados pelas plaquetas. Pelo facto das plaquetas formarem coágulos de sangue no interior dos vasos sanguíneos, irá haver um ainda maior estreitamento dos vasos. Com um "entupimento" completo, as células do músculo do coração morrem. Se o coágulo se encontrar num extremo de uma artéria, somente uma pequena quantidade de células do músculo morrem. Se por outro lado, o coágulo se encontrar localizado no inicio da artéria, uma grande parte das células do músculo morrerão.


Angina do peito estável

Em anginas do peito estáveis, são encontrados nas artérias cardíacas placas de ateroma. As dores peitorais, que já são conhecidas do paciente, ocorrem tipicamente em ligação com esforços físicos, stress emocional, tal como ansiedade e fúria, com efeitos devido ao frio ou ao calor e vento e quando se consomem refeições pesadas. Em repouso, tipicamente, não existem dores.

Sintomas
A dor no peito desenvolve-se gradualmente de um mínimo a um máximo no decurso de poucos minutos, e reduz-se no decurso do repouso (entre 2 a 10 minutos). A dor é intensa, e muitas vezes difusa, e localizada por trás do esterno. A dor pode alastrar para a direita, ou mais frequentemente para o braço esquerdo, para os maxilares, para as costas ou para a zona do estômago.

O ataque pode ser acompanhado por ansiedade, falta de ar, tonturas, sensações de palpitação e, em casos mais raros, de desmaios.

O paciente pode ficar atormentado com dores, pode ficar pálido, pode ter suores, pode ficar com a pulsação rápida, mas também pode ficar sem qualquer sintoma.

Possibilidades de confusão
O estado pode ser confundido com angina de peito instável, a qual usualmente ocorre enquanto o paciente se encontra em repouso e em que é provocada por um coágulo de sangue no coração. A dor no coração é forte e dura mais tempo (Veja a seguir).

Outras doenças que se podem confundir com angina de peito são: pneumonias, dores nos ossos, articulações e músculos, úlceras estomacais, pancreatite e cálculos biliares.

As dores provocadas por cálculos biliares estão normalmente localizadas por baixo da grelha costal direita e estendem-se até à parte de trás do ombro direito.

As dores causadas por úlceras estomacais estão normalmente localizadas por baixo das costelas na frente do estômago, e muitas vezes estendem-se através do corpo até às costas. A dor é muitas vezes acompanhada por azia.

Observações
O paciente deve ser colocado na cama, com as costas e a cabeça levantadas numa posição meio-sentado, e deve ser mantido sob uma observação constante. O desenvolvimento de dores, o estado geral, a consciência, a respiração, a pulsação e a pressão sanguínea devem ser observadas de perto.

Tratamento
A observação e o tratamento devem ser efectuados em colaboração com o médico.

Deve ser colocado um comprimido de nitroglicerina por baixo da língua e a dor desaparecerá depois de 1 a 3 minutos.

O paciente deve ser tratado com aspirina (150 mg). Em casos mais graves pode ser necessário dar morfina.

Prognóstico
A angina de peito estável causada por esforço físico é um sinal de doença no coração, mas é usualmente um tipo de ataque inofensivo. A taxa de mortalidade situa-se entre os 3% a 4%.


Angina de peito não estável

A angina de peito não estável é causada por um coágulo de sangue que dificulta a passagem de sangue pelas artérias cardíacas. Se o coágulo de sangue se dissolver, a dor desaparece, mas este estado pode ainda provocar uma paragem total do fornecimento de sangue, ocorrendo desta forma uma trombose coronária. Por isso, não é necessária a existência de um coágulo de sangue nas artérias cardíacas para haver uma trombose coronária.

As dores no peito ocorrem tipicamente durante o repouso, possivelmente durante o sono, ou em ligação com pequenos esforços.

Sintomas
Os sintomas são parecidos com os da angina de peito estável, mas as dores aparecem durante o repouso ou em pequenos esforços. A dor é muitas vezes mais intensa e mais longa e não se consegue distinguir de uma dor resultante de uma trombose coronária.

A nitro-glicerina pode ter um efeito analgésico, mas as dores continuarão quer com a administração de nitroglicerina, quer com o repouso.

Possibilidades de confusão
Veja angina de peito estável.

Observação e tratamento
Veja sobre trombose coronária. O tratamento e a observação devem ser efectuadas em colaboração com o médico.

É importante que o paciente seja tratado rapidamente com aspirina (150 mg). Para analgésico use nitroglicerina, complementada com injecções de morfina. Deve ser dado oxigénio através de um catéter nasal.

Prognóstico
A angina de peito instável é uma séria indicação de uma doença no coração. Existe um grande risco de se estar a desenvolver uma trombose coronária.


Trombose coronária

Um coágulo de sangue numa artéria coronária impede a passagem de sangue pela artéria. Assim sendo, não existe sangue a ser fornecido às células do músculo do coração e estas por sua vez morrem.

Em 50% dos casos, não existiu, antes do ataque, qualquer indicação de doença no coração. Nos restantes 50%, terão havido sintomas de doença no coração, tanto na forma de angina de peito como na forma de uma trombose coronária anterior.

Sintomas
O ataque normalmente inicia-se violentamente e repentinamente, com dores intensas e agoniantes. As dores normalmente duram mais de 20 minutos e não melhoram nem com repouso nem com nitroglicerina. As dores estão localizadas por trás do esterno e através das costelas. A dor muitas vezes espalha-se pelo braço esquerdo, mas também pode atingir o braço direito, pelo pescoço e maxilares, pelas costas ou pela região do estômago.

As dores são acompanhadas por ansiedade, e existe muitas vezes falta de ar, náuseas, vómitos e ocasionalmente inconsciência.

O paciente encontra-se pálido, com a pele fria, ocasionalmente húmida. A pulsação encontra-se muitas vezes entra as 100-120, mas também pode ser normal ou baixa. A pressão sanguínea sistólica é muitas vezes baixa, à volta dos 90-100 mm Hg, mas também pode estar normal ou mais alta. A temperatura aumenta nos primeiros dois dias até aos 38º-39ºC e volta ao normal nos 4 a 6 dias que se seguem.

Possibilidade de confusão
Veja angina de peito estável.

Observações
O paciente deve ser colocado na cama, com as costas e a cabeça levantadas numa posição meio-sentado, e deve ser mantido sobre uma observação constante. O desenvolvimento de dores, o estado geral, a consciência, a respiração, a pulsação, a pressão sanguínea e a temperatura devem ser observadas de perto.

Tratamento
A observação e o tratamento devem ser feitos em colaboração com o médico.

Pode ser usada a morfina através de injecção para aliviar a dor e a ansiedade. Esta substância provoca náuseas, podendo ser evitadas recorrendo ao supositório metoclopramide. O tratamento com analgésicos pode ser complementado com um comprimido de nitroglicerina colocado por baixo da língua.

É importante que o paciente seja tratado rapidamente com aspirina (150 mg). Deve ser dado oxigénio através de um catéter nasal.

Deve estar preparado para complicações, tais como dores que duram muito tempo, edemas nos pulmões e paragens cardíacas. É portanto muito importante inserir uma agulha intravenosa (VENFLON TM), preparar uma solução de drip lenta, procurar medicamentos importantes e verificar o equipamento de ressuscitação.

Prognóstico
A mortalidade nos casos de trombose coronária é elevada. Normalmente 10-20% morrem antes de chegar ao hospital. 20% morrem no hospital. 15% morrem no decorrer de um ano depois da trombose. A maior parte das mortes (60-75%) acontecem dentro das primeiras 24 horas depois do ataque.


Pneumonia

Com pneumonia existe febre, tosse e fleuma. As dores sentem-se quando se respira, e raramente são muito fortes. As dores são aliviadas se se suster a respiração.


Músculos, articulações e ossos

Os sítios exactos das dores provocadas pelos músculos, articulações e ossos, são na maior parte dos casos facilmente encontrados, sendo as dores raramente muito intensas. Pequenas picadas originárias nas paredes do peito e não no coração.


Mialgia


Sensibilidade local em músculos é chamada de mialgia. A mialgia é na maior parte dos casos provocada por trabalho monótono, repetitivo e com posicionamentos fora do habitual e ainda pode ser devido a stress. Se a pressão com um dedo sobre um ponto na área afectada provocar a radiação da dor para as áreas vizinhas, chama-se a esse ponto trigger point.

A mialgia nos músculos intercostais pode ser muito dolorosa quando se faz um esforço físico, podendo levar a um ritmo de respiração muito elevado.

A mialgia no maior músculo do peito, que vai desde o esterno e clavícula até ao braço superior, é muito comum.

Sintomas
Com mialgia nos pequenos músculos entre as costelas, existe dor entre as costelas.

Com mialgia no maior músculo do peito, existe normalmente mais dor desde o inicio do músculo, ao longo do esterno e até à clavícula. Pode também haver sensibilidade ao longo da parte livre do músculo.

A sensibilidade pode ser localizada pressionando a zona com os dedos. Esta pressão provoca dor. A sensibilidade pode ser confundida com angina do peito, mas com mialgia, a condição geral do paciente está inalterada e a respiração, a pulsação e a pressão sanguínea estão normais.

Tratamento
A sensibilidade é tratada com analgésicos fracos, como por exemplo paracetamol. A prevenção deve ser dirigida para o factor que provocou a sensibilidade.



Thoracic segment pain syndrome

As vértebras apoiam-se umas nas outras através de discos, mas por trás da espinha cada vértebra apoia-se naquela que se encontra por baixo através de um par de pequenas articulações chamadas de segmentos torácicos. Em movimentos incontrolados da espinha, na região do peito, as superfícies destas articulações podem ser deslocadas. Isto causa dores que podem ser confundidas com angina do peito.

Sintomas
As dores têm origem nas costas e alastram-se ao longo da costela. A dor aumenta quando se esforçam as costas, por exemplo torcendo as costas.

O paciente poderá encontrar-se com dores fortes, mas não está suado nem húmido. A respiração, a pulsação e a pressão sanguínea estão normais.

Tratamento
A dor é tratada com analgésicos fracos, por exemplo paracetamol. Consulte o médico.


Colapso de pulmão

Os pulmões colapsam quando ocorrem lesões nas membranas do pulmão, e quando a pressão negativa entre as membranas é equalizada. Se a lesão é no lado direito, o pulmão direito colapsa e vice-versa. Devido à elasticidade dos pulmões, estes normalmente só colapsam parcialmente. Em algumas situações, pode surgir uma sobrepressão na cavidade peitoral, a qual afecta o lado saudável. Pequenas lesões nas membranas dos pulmões curam-se sozinhas.

As lesões nas membranas dos pulmões podem ocorrer espontaneamente ou como o resultado de uma força externa, por exemplo fracturas nas costelas ou uma facada.

Sintomas
Normalmente existe dor no lado lesionado do peito. Existe muitas vezes uma sensação de falta de ar.

Com feridas, a dor pode ser mais generalizada e pode haver falta de ar, possivelmente os lábios e as unhas ficam azuis, a pulsação fica mais rápida e a pressão sanguínea cai.

Observações
Os pacientes com respiração anormal devem ser mantidos na cama, com as costas e a cabeça levantadas numa posição meio-sentado, e devem ser mantidos sob vigilância.

O desenvolvimento de dores, o estado geral, o nível de consciência, a respiração, a pulsação, a pressão sanguínea e a temperatura devem ser seguidos de perto.

Tratamento
O tratamento e a observação deve ser efectuada em colaboração com o médico.

Feridas abertas, em que o ar pode passar livremente entre os pulmões e na vizinhança, devem ser tratadas por forma a impedir a passagem do ar.

Prognóstico
Pequenos colapsos de pulmões, normalmente, curam-se por eles próprios. Em casos mais graves, por exemplo com hemorragias e costelas partidas, os colapsos têm que ser tratados cirurgicamente.

Fonte:portal.ua.pt/projectos/mermaid/peito.htm

#2
 Twxin

Twxin
Membro
Membro
O meu avô tem angina de peito -.-''
Tenho que ter cuidado --'

#3
 Convidad

avatar
Convidado
Eu tenho arritmia...e desde a passagem de ano que sinto que as coisas pós meus lados nao andam famosas... :(

#4
 Twxin

Twxin
Membro
Membro

vê lá se te tratas :X
Vai ao médico , a qualquer sintoma tens que ir .

#5
 Convidad

avatar
Convidado
vou o tanas..nao vou andar outra vez com fios agarrados as mamas durante um dia...o que tiver de acontecer acontece...ja tou preparado :)

#6
 LucasMarley

LucasMarley
Membro
Membro
lol, a sério não brinques com isso, mas bom post +

#7
 Twxin

Twxin
Membro
Membro

Mais vale prevenir que remediar angelo , mas tu lá sabes .

#8
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos