Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 RikudouSennin

RikudouSennin
Membro
Membro
Benfica e Sporting voltam a encontrar-se dez dias depois da vitória das águias em pleno Estádio de Alvalade (0-2). Nesta altura, mais do que um confronto de rivais, continua a ser um duelo de opostos: os encarnados vivem a melhor fase da temporada e não param de ganhar, os leões seguem sem vencer e a realizar exibições sofríveis. Tratando-se de um dérbi «não há favoritos» mas há quem aponte este como «o jogo da época» para a equipa agora orientada por José Couceiro.

São os dois «grandes» e partilham a cidade mas as parecenças entre Benfica e Sporting, nesta fase da temporada, quedam-se por aí.

Os encarnados vivem em euforia, chegam à meia-final da Taça da Liga com 17 vitórias consecutivas e têm ainda em mente o triunfo em quatro competições: esta mesma Bwin Cup, a Taça de Portugal, a Liga Europa e o campeonato português. Chegam da liga depois de um frenético embate com o Marítimo, que ganharam por 2-1, mas somente no último lance, já aos 94 minutos.

Os leões, por seu lado, passam um dos momentos mais sombrios da sua história. Saiu o presidente, saiu o director desportivo e trocou-se de treinador. Esperam-se eleições. José Couceiro pegou na equipa apenas dois dias antes do dérbi e tem pela frente uma tarefa hercúlea: a de moralizar um grupo que vem de sete jogos sem ganhar e, pior, chega aqui depois de uma derrota na Madeira (1-0) motivada a meias pelo azar e falta de espírito.

Ainda que todos digam que num jogo destes «não há favoritos», a realidade mostra-nos que a pressão está toda sobre o plantel verde e branco. Afinal de contas, esta meia-final é o último passaporte que o Sporting pode carimbar rumo a um qualquer título português.

Assim sendo, com a actualidade sobre a mesa, deixamos as palavras soltas para passar aos números concretos. Diz-nos o histórico que nos 193 confrontos oficiais entre águias e leões são os primeiros a levar vantagem. O Benfica venceu 83 encontros, o Sporting apenas triunfou em 64, sobrando 42 igualdades.

Na Liga Portuguesa a percentagem de sucesso encarnado sobe mais 1%, com 71 triunfos face a 45 derrotas e 38 empates. A Taça de Portugal regista mais 33 duelos, mas aqui a nota positiva vai para o emblema verde e branco, com 17 jogos ganhos perante 14 perdidos e duas igualdades. Por fim, com menos história mas não menos importante, até porque se trata da competição hoje em disputa, cá vão os números da Taça da Liga: dois jogos, dois triunfos benfiquistas - contando num deles com a benesse das grandes penalidades.

E puxando o filme atrás... O Benfica venceu a final da Taça da Liga 2008/2009, precisamente sobre o rival da Segunda Circular, nos penalties, depois de o marcador assinalar 1-1 após os 90 minutos. Na decisão por castigo máximo, Pipi Romagnoli e João Moutinho foram os únicos a acertar nas redes a favor do Sporting enquanto Cardozo, David Luiz e Carlos Martins facturaram do outro lado e deram o troféu ao Benfica.

Já depois disso, a 9 de Fevereiro de 2010, nas meias-finais desta mesma competição, os leões foram goleados por 1-4 pelos históricos rivais. Liedson marcou para o clube de Alvalade mas o seu tento foi insuficiente perante os golos Ramires, Luisão, David Luiz e Cardozo. O paraguaio, tal como o ex-sportinguista Liedson com o Benfica, tem uma particular afeição por este adversário, a quem já marcou por seis vezes, entre campeonato e Bwin Cup.

Voltando às equipas, mesmo juntando o campeonato a estas duas partidas, a verdade é que o Sporting só venceu o Benfica num dos últimos sete duelos, tendo perdido quatro consecutivamente. O panorama do pré-jogo está tudo menos animador para os leões mas, já nos mostrou a história também, por vezes quem está com a moral em baixo aproveita para ir ao céu quando menos se espera.

Esta quarta-feira, a partir das 20h45, toda a gente sabe que as águias querem voltar a voar alto, mas, do outro lado do campo, há um leão ferido ansioso por rugir bem forte.

ZeroZero

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos