Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Catarina

Catarina
Membro
Membro
 Batalha da Salga 33u6h6c

A Batalha da Salga foi um recontro travado a 25 de Julho de 1581 na baía da Salga, na Vila de São Sebastião, Terceira, Açores, entre uma força de desembarque espanhola e as forças portuguesas que, em nome de D. António I, defendiam a ilha em oposição à união pessoal com Espanha, no contexto da crise de sucessão de 1580.

Brianda Pereira
 Batalha da Salga F2v86e

De toda aquela grande planície, que se chama o Vale, estava senhor o partido castelhano, e os defensores lhe ficavam iminentes sobre as colinas que estão da parte de nascente, aonde se achava, e ainda existe, a quinta, ou casa, de Bartolomeu Lourenço, lavrador abastado, que nela vivia com sua mulher Brianda Pereira, moça nobre e assaz formosa, da qual tinha filhos.
Parece que a beleza de Brianda Pereira fora nos dias antecedentes objecto da curiosidade dos castelhanos, porque foi o primeiro despojo que eles quiseram saquear de sua casa. Felizmente pode esta nova Lucrécia escapar-se às mãos dos soberbos Tarquínios que a pretendiam, e já levavam prisioneiro ao marido, a quem haviam ferido gravemente, e a um filho; e achando-se já senhores da casa, e de tudo que nele havia, saqueavam, destruíam e convulsavam à sua vontade todos os móveis, chegando finalmente ao excesso de largarem fogo aos frescais de trigo que estavam na eira.
No interim, os soldados da armada, senhores do mar, com os barcos e batéis, desembarcaram em terra o resto do exército, composto de 1000 soldados de peleja, entrincheirando-se com o mesmo general D. Pedro de Valdez, e se puseram em tal ordem e conceito que pareciam quatro mil homens.
Brianda Pereira, com ânimo verdadeiramente varonil, que muito realçava a sua formosura, persuadia os partidários de D. António para que vigorosamente pelejassem e se defendessem, empregando além disto todos os argumentos que a qualidade de esposa e de mãe lhe subministravam. E assim atraía ao seu partido outras mulheres, que, promiscuamente com os homens, disputavam com mão armada o passo ao inimigo comum, resolutas a lhe vender bem caras suas honras e vidas; o que fariam certamente por mais tempo, a não serem retiradas e recolhidas na ermida de São João, que distava um pouco acima do lugar onde se deu o combate, no Campo da Salga já dentro na vila de São Sebastião.
Não foi esta a única vez que na ilha Terceira se viu este exemplo de valor e de coragem, muito acima do que se podia esperar do sexo feminino.

Monumento ao Toiro
 Batalha da Salga 2vd5hmg

O Monumento ao Toiro a nível histórico, pode ver-se um símbolo da resistência deste povo e a vitória que foi conseguida com a ajuda de toiros ou de rezes bravas, na célebre batalha da Salga.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos