Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Catarina

Catarina
Membro
Membro
Antes
Praça Velha renovada... 34o7m94

Agora
Praça Velha renovada... Doar7s

Supostamente como será futuramente
Praça Velha renovada... Jjsnpf

A nossa cidade vai ter uma "baixa nova"... Abaixo segue a noticia que foi publicada na edição de hoje no jornal "a União":

A Praça Velha de Angra do Heroísmo vai ser alvo de uma requalificação a partir de Fevereiro que passa pela modernização do espaço com a instalação de um novo quiosque, novos bancos e a substituição das árvores.
Em conferência de imprensa realizada ontem, Andreia Cardoso, presidente do município, e Raquel Silva, vereadora do Urbanismo, justificaram esta acção com a necessidade de resolver os problemas dos contentores de lixo na Praça, da publicidade presa às arvores e dos buracos que estas abriram na calçada.
O objectivo desta qualificação, referiu a vereadora, é a de “trazer a Praça Velha para o futuro da vivência urbana contemporânea tornando-a o novo centro cívico da cidade” e ao mesmo tempo “respeitar o conceito original desenhado pelo mestre Francisco Maduro Dias”.

Modernizar com o olho no passado

Desta forma, o actual quiosque será substituído por um novo, localizado numa área mais central da praça de forma a criar “um espaço mais harmonioso e desafogar a frente dos Paços do Concelho”. Esta estrutura vai contemplar área para baldes de lixo, terá um espaço interior que permitirá o seu funcionamento durante os meses de Inverno e a sua fachada poderá suportar cartazes publicitários.
Em relação aos bancos, oito deles serão implementados segundo o conceito original de Maduro Dias, junto de cada candeeiro.Com linhas “puras, simples e com um conceito de modernidade”, como os descreveu Raquel Silva, os bancos serão brancos de forma a criar uma “sintonia com a calçada”.
Os restantes assentos serão colocados seguindo uma nova organização com o intuito de dinamizar o espaço sendo acompanhados por estruturas mais pequenas que vão permitir criar zonas “onde as pessoas podem estar sentadas a conversar”.
A autarquia justifica esta alteração pelo facto dos bancos actuais já nada terem a ver com os originais e serem pouco resistentes.
Quanto às arvores, a vereadora explicou que se encontram em mau estado fitossanitário e face a novos conhecimentos técnicos, a colocação das novas árvores, de porte médio com floração avermelhada exuberante e folhagem caduca, será acompanhada da colocação de anéis em betão que “conduzam as raízes para o subsolo de forma a não provocarem estragos na calçada”.
Serão igualmente colocados gradeamentos para protecção e tutoragem das árvores e grelhas nas caldeiras, o que vai permitir a utilização das lateiras da Praça como passeio, como estava previsto no desenho original, referiu a responsável.
A exploração comercial do quiosque será alvo de um procedimento público com vista ao seu aluguer durante todo o ano, referiu Andreia Cardoso.

“Pensar” o futuro

A autarca considerou “inquestionável” a necessidade de requalificação da Praça Velha, acrescentando que se trata de uma intervenção “pensada para uma melhoria substancial do espaço público, conciliando a história e as vivencias contemporâneas”
Andreia Cardoso acrescentou que neste processo foram ouvidas várias entidades, “de inquestionáveis qualificações” como Francisco Maduro Dias, Paulo Raimundo, José Parrerira e João Maria Mendes.
A presidente lembrou ainda que esta intervenção se enquadra no plano da CMAH de requalificação do centro histórico da cidade, que passará pela alteração do mobiliário urbano, passeios, rede viária, sinalização e iluminação, com a prioridade, na primeira fase, a ser a zona entre a Igreja da Sé e a Praça Velha.
Actualmente está a decorrer a mudança do mobiliário e colocação de floreiras na Rua da Esperança, seguindo-se a mesma intervenção na Rua da Palha. Por toda a cidade serão instaladas novas papeleiras, com maior capacidade que as actuais, que tem como função primordial serem cinzeiros, explicou a edil.
Renato Gonçalves


Fonte: tradicoesterceirenses

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos