Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Marisitah

Marisitah
Membro
Membro
A ilha de São Miguel localiza-se entre as latitudes 37º42’00’’ e 37º55’00’’ N e as longitudes 25º51’30’’ e 25º08’00’’ W.


Geomorfologia

A ilha de São Miguel tem cerca de 66 km de comprimento por 16 km de largura e abrange uma área da ordem 746 km2, atingindo uma cota máxima de 1103 metros no Pico da Vara. Sob o ponto de vista geomorfológico apresenta oito unidades: (1) Maciço das Sete Cidades; (2) Região dos Picos; (3) Maciço de Água de Pau; (4) Planalto da Achada das Furnas; (5) Maciço das Furnas; (6) o Vulcão da Povoação (7) a Região da Tronqueira; (8) a Plataforma Litoral Norte.

São Miguel Vgnbxc

1 - Maciço das Sete Cidades - Ocupa o extremo oeste da ilha e corresponde a um vulcão central com caldeira, no interior da qual onde se identificam várias lagoas, diversos cones de pedra pomes, domos lávicos e maars (s.l.). No flanco noroeste do vulcão encontra-se bem marcado o designado Graben dos Mosteiros, uma estrutura tectónica de direcção geral NW-SE. Ao longo de outras fracturas regionais e de algumas falhas radiais podem observar-se cones de escórias e domos lávicos.

2 - Região dos Picos - Situada na metade ocidental da ilha, apresenta uma zona axial de direcção geral NW-SE, essencialmente definida pelo alinhamento de cones de escórias a partir dos quais se desenvolvem as escoadas lávicas que determinam o relevo de inclinação relativamente suave que se desenvolve para norte e sul.

3 - Maciço de Água de Pau - Localiza-se na parte central da ilha e corresponde a um vulcão central com caldeira, no interior da qual se situam a designada Lagoa do Fogo, domos lávicos e um cone de pedra pomes. No flanco noroeste do vulcão encontra-se bem marcado o designado Graben da Ribeira Grande, uma estrutura tectónica de direcção geral NW-SE. Ao longo de outras fracturas regionais e de algumas falhas radiais podem observar-se cones de escórias, cones de pedra pomes e domos lávicos.

4 - Planalto da Achada das Furnas - Corresponde a uma região cuja zona central é relativamente aplanada e marcada pela existência de cones de escórias e maars (s.l.), dispostos segundo uma direcção predominante WNW-ESE a NW-SE.

5 - Vulcão das Furnas - Localizado no sector oriental da ilha, corresponde a um vulcão central com duas caldeiras embutidas, ocupadas por uma lagoa. No interior do sistema de caldeiras identificam-se numerosos cones de pedra pomes, maars (s.l.) e domos lávicos.

6 - Vulcão da Povoação -Trata-se de um vulcão central com caldeira, muito erodido e truncado a sul ao longo da actual linha de costa. No interior da caldeira, marcada pela existência de diversas linhas de água bem entalhada, identificam-se alguns cones de escórias.

7 - Região da Tronqueira - Ocupa a extremidade leste da ilha e corresponde a uma região montanhosa marcada pela existência de profundos vales de erosão que, em alguns casos, identificam importantes fracturas tectónicas.

8 - Plataforma Litoral Norte - Corresponde a uma zona de declive moderado que se estende ao longo da costa norte na extensão dos vulcões das Furnas, Povoação e Nordeste.


Tectónica
Na ilha de S. Miguel o sistema de falhas dominante apresenta direcção NW-SE e é concordante com a orientação do segmento do Rift da Terceira (s.l) nesta região, ou seja, com o troço oriental da fronteira das placas Eurasiática e Africana (Núbia).

Este sistema regional encontra maior expressão na metade oeste da ilha estando representado por estruturas distensivas, como o Graben dos Mosteiros, no flanco oeste do Vulcão das Sete Cidades, o Graben da Ribeira Grande, no flanco norte do Vulcão Água de Pau, e em alinhamentos de cones de escórias e fissuras eruptivas. Para leste, em particular na região do Vulcão Furnas, adquire uma direcção próxima de WNW-ESE, apresentando uma nítida componente distensiva provavelmente associada a uma componente de desligamento direito. Ambas as direcções estão presentes na região do Nordeste, o sector mais antigo da ilha, evidenciando, nalguns casos, movimentações distintas das resultantes dos campos de tensões actuais.

Um sistema de direcção NE-SW constitui outra família de falhas significativa, mas de menor expressão, e encontra-se presente em todos os sistemas vulcânicos activos da ilha, desempenhando um papel importante na sua evolução como se verifica no controlo estrutural da caldeira do Vulcão Furnas.


Formas e estruturas geológicas

Lagoa das Sete Cidades
São Miguel 2hzjoer

Lagoa do Fogo
São Miguel Sazm34

Lagoa das Furnas
São Miguel 23hm26f

Mar de Santiago
São Miguel Xars77

Mar do Congro
São Miguel 14xjsjo

Ilhéu de Vila Franca do Campo
São Miguel 2jexsih

Cone de pedra pomes e domo do Pico Gaspar
São Miguel 15d515y

Fumarola do Asmodeu
São Miguel 1enj7o


Sismicidade instrumental
A ilha de S. Miguel apresenta um elevado índice de sismicidade na sua parte central, onde se desenvolvem os sistemas vulcano-tectónicos do Fogo, Congro e Furnas. Embora menos frequentemente, também no maciço das Sete Cidades se tem registado alguma sismicidade. Tais zonas contrastam com o observado no Sistema Fissural dos Picos e na região do Nordeste, onde a sismicidade é residual. Os sismos de maior magnitude têm-se localizado no mar, nas estruturas submarinas que marcam a existência do Rift da Terceira (s.l.). Neste contexto, assumem especial significado a Fossa da Hirondelle, a oeste, e o segmento que se estende desde o sul da ilha até aos ilhéus das Formigas, ao longo de uma direcção geral NW-SE.

Nos últimos 30 anos, os dois sismos sentidos com maior intensidade na ilha de S. Miguel ocorreram em 1988 e atingiram o grau VI-VII (MM-56). Foram eles o sismo de 16 de Outubro que se localizou a cerca de 23 km a SSW da Povoação e teve magnitude 5 e o sismo de 21 de Novembro, com epicentro a NW dos Mosteiros e magnitude 5,3.

São Miguel Fvy9le


Sismos destruidores
A ilha de S. Miguel apresenta um alto índice de actividade sísmica, salientando-se aqui os eventos mais violentos que assolaram a ilha. Os sismos mais destruidores ocorreram nos séculos XVI, XIX e XX dos quais se destacam os sismos de 1522, 1591,1852, 1932, 1935 e o 1952.

São Miguel 2ldkeis


Vulcanismo histórico
A ilha de S. Miguel foi palco de diversas erupções desde o seu povoamento que terá ocorrido em 1439. Os últimos fenómenos vulcânicos ocorridos na ilha de S. Miguel no Vulcão das Furnas foram as erupções subaéreas históricas de 1439/44 e a de 1630, e no Vulcão de Água de Pau foram as erupções subaéreas 1563, 1564 e 1652.

São Miguel 332nn6b


Vulcanismo secundário
O vulcanismo secundário na ilha de S. Miguel encontra-se representado nos campos fumarólicos e nascentes minerais frias e termais nos vulcões centrais de Água de Pau e das Furnas. O Vulcão das Sete Cidades não tem campos fumarólicos associados, distinguindo-se apenas a presença de nascentes minerais termais.

São Miguel 245y5jn
Fonte: CVARG

#2
 marianamartins'

marianamartins'
Administradora
Administradora
Se tudo correr bem , não este ano , mas o próximo aí estarei *-*
- é tudo lindo :3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos