Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Marisitah

Marisitah
Membro
Membro
A ilha Terceira localiza-se entre as latitudes 38º37’30’’ e 38º48’30’’ N e as longitudes 27º02’30’’ e 27º23’00’’ W.


Geomorfologia
A ilha Terceira tem cerca de 30 km de comprimento por 19 km de largura e abrange uma área da ordem 400 km2, atingindo uma cota máxima de 1021 metros no vértice geodésico de Santa Bárbara. Sob o ponto de vista geomorfológico apresenta seis unidades: (1) Vulcão dos Cinco Picos; (2) Vulcão Guilherme Moniz; (3) Vulcão do Pico Alto; (4) Vulcão de Santa Bárbara; (5) a Zona Fissural; (6) Graben das Lajes.

Terceira No7si9

1 - Vulcão dos Cinco Picos - Situado na zona oriental, corresponde a um antigo vulcão central com caldeira, cujos flancos NE e SW, ainda preservados, definem a Serra do Cume e Serra da Ribeirinha, respectivamente.

2 - Vulcão Guilherme Moniz - Localiza-se na região centro-meridional e corresponde a um vulcão central cuja caldeira se encontra parcialmente ocupada por produtos vulcânicos recentes.

3 - Vulcão do Pico Alto - Situa-se no sector centro-setentrional, sobre o flanco norte do Vulcão Guilherme Moniz, e corresponde a um vulcão central com caldeira, preenchida por domos e escoadas lávicas traquíticas.

4 - Vulcão de Santa Bárbara - Ocupa a parte ocidental da ilha e corresponde a um vulcão central truncado por duas caldeiras concêntricas, a mais recente das quais está totalmente preenchida por domos e escoadas lávicas traquíticas.

5 - Zona Fissural - Estende-se ao longo de uma orientação NW-SE a WNW-ESSE e é definida por diversos alinhamentos de cones de escórias, domos lávicos e falhas geológicas.

6 - Graben das Lajes - Localiza-se no extremo nordeste da ilha e corresponde a uma estrutura tectónica distensiva definida por diversas escarpas de orientação NW-SE.


Tectónica
A tectónica da ilha Terceira é dominada por importantes estruturas de orientação geral NNW-SSE a WNW-ESE. Destacam-se o Graben das Lajes e o Graben de Santa Bárbara. O Graben das Lajes localiza-se no extremo NE da ilha Terceira e é definido por duas grandes falhas com orientação média N40º-45ºW (falhas das Lajes e das Fontinhas), que se prolongam por mais de 8 km e se distanciam cerca de 3 km. Um segundo Graben atravessa o Vulcão de Santa Bárbara, embora apresentando expressão morfológica pouco desenvolvida. A estrutura está colmatada por domos e derrames a oeste mas as escarpas de falha estão bem patentes na vertente SE do vulcão. Na ilha evidenciam-se, ainda, outras estruturas com menor expressão e que apresentam orientações diferentes das dos sistemas dominantes: alinhamentos de centros eruptivos de orientação geral ENE-WSW; falhas e fracturas de orientação E-W associadas ao Graben das Lajes; alinhamentos de falhas, fracturas e centros eruptivos, de orientação N-S, na região meridional da ilha e no flanco SW do Vulcão de Santa Bárbara.

Terceira 10crfbk



Formas e estruturas geológicas

Cone de escórias do Pico do Gaspar
Terceira 8yg604

Domos dos Mistérios Negros
Terceira 2zrghmt

Furnas do Enxofre
Terceira 33m9184

Graben das Lajes
Terceira 10cnlar

Estalactites lávicas na Gruta do Natal
Terceira 2q2jpkn

Algar do Carvão
Terceira Egpira


Carta Vulcanológica

Terceira B9f7k9



Sismicidade instrumental
A sismicidade localizada no interior da ilha Terceira tem sido pouco significativa, centrando-se, especialmente, no Vulcão do Pico Alto e no Vulcão de Santa Bárbara. Angra do Heroísmo e Graben das Lajes são outras das zonas onde se observa alguma actividade. Os eventos de maior magnitude e intensidade que têm afectado a ilha nos últimos anos têm tido epicentro no mar, nas importantes zonas sismogénicas definidas pela Bacia E da Graciosa, a Crista Submarina da Serreta, a Crista Submarina SE da ilha Terceira e o Banco D. João de Castro. Adicionalmente, embora com menor frequência, registam-se alguns eventos a sul da ilha, ao longo dos alinhamentos que se prolongam até aos centros eruptivos submarinos históricos.

O evento mais forte dos últimos 30 anos registou-se a 1 de Janeiro de 1980 e teve epicentro a cerca de 50 km a W da Ponta da Serreta, tendo atingido magnitude 7,2 e sido sentido na ilha Terceira com intensidade máxima de VIII (EMS-98).

Terceira 23w6vbb


Sismos destruidores
A ilha Terceira encontra-se inserida num contexto geodinâmico caracterizado por uma actividade sísmica elevada em termos de frequência e magnitude. Os sismos mais destruidores ocorreram desde o século XVI, destacando-se os sismos de 1547, 1614, 1841 e o 1980.

Terceira 29aqjix


Vulcanismo histórico
O vulcanismo histórico da ilha Terceira esta marcado pelas erupções de 1761 na zona central da ilha, mais propriamente no flanco Este do Vulcão de Santa Bárbara e no Sistema Vulcânico Fissural. Ao largo da ilha registaram-se duas erupções submarinas, na Crista Submarina da Serreta. A primeira em 1867 e a segunda entre 1998-2001.

Terceira 1z18he9



Vulcanismo secundário

O mais importante campo de desgaseificação da ilha Terceira situa-se no flanco SW do Vulcão do Pico Alto e corresponde às designadas Furnas do Enxofre. Estas abrangem uma área de cerca de 7000 m2 e incluem um campo fumarólico e zonas de desgaseificação difusa.

Adicionalmente, existem emanações gasosas no interior de uma cratera a NE do Pico do Negrão e no local da nascente minero-medicinal da Serreta, encontrando-se esta última inacessível devido aos movimentos de massa provocados pelo sismo de 1980. São, ainda, referenciadas várias nascentes de água minero-medicinal situadas na base de arribas da costa ocidental da ilha entre os Biscoitos e as Doze Ribeiras.

Terceira Wspr0y
Fonte: CVARG

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos