Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Marisitah

Marisitah
Membro
Membro
Na Escola Tomás de Borba Feira do Livro abre portas à comunidade  Mhardu

Promover bons hábitos de leitura entre os alunos é o objectivo principal da segunda edição da Feira do Livro promovida pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba em Angra do Heroísmo.
O programa do evento, que decorrerá de 21 a 25 de Março, integra homenagem à Poesia, palestras e outras actividades de âmbito artístico e cultural.

Mais do que promover a leitura é necessário saber e ler bem. É este o lema da edição 2011 da Feira do Livro da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, promovida e organizada pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas.

São cinco dias dedicados aos livros que, à semelhança do ano passado, segundo o responsável, pretendem proporcionar uma maior proximidade entre as editoras, os alunos e a comunidade escolar.

“Esta iniciativa pretende desenvolver e fomentar o gosto pela e o hábito da leitura na população escolar, reconhecer o papel do livro na formação do ser humano”, sublinha Filipe Almeida em nota de imprensa.

Assim, considerando que uma escola de sucesso pode ser avaliada pela sua capacidade de promover hábitos de leitura entre os alunos, os dias entre 21 e 25 de Março terão os livros como protagonistas de uma iniciativa que, nas palavras do responsável pela comissão organizadora, quer seguir a linha de êxito alcançado em 2010.

“Estarão expostos uma grande diversidade de obras, desde literatura portuguesa à estrangeira, livros infanto-juvenis, técnico-científicos, banda desenhada, entre outros”, avança.


Palestras e outras actividades

O programa da segunda edição da Feira do Livro da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba integra ainda uma componente prática cujas actividades e iniciativas de interesse geral, salienta Filipe Almeida, responsável pela comissão organizadora, pretendem sensibilizar e motivar “o gosto pela arte de ler, saber ler, e ler bem”.

Para o efeito, o dia de abertura do evento, 21 de Março, data comemorativa da Poesia a nível mundial, será dedicado à efeméride a título de homenagem, a partir das 9h30.

Já o dia 23, quarta-feira, terá como destaque a palestra ministrada pelo professor, filósofo e escritor terceirense Mário Cabral, às 14h15, e, no dia seguinte, 24, será a vez do também escritor da terra Carlos Enes proferir a palestra intitulada “Álbum Terceirense – Uma Viagem pelo Nosso Passado”, a partir das 11h30.


Auditório acolhe dezenas de livros

Este ano lectivo a Feira do Livro da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, segundo o responsável, terá lugar no hall do Auditório, onde serão expostas obras de diversas temáticas, autores e editoras.

Da Literatura Portuguesa à Estrangeira, passando pelos Clássicos, bem como os livros técnico-científicos e de carácter pedagógico, sem esquecer o público infanto-juvenil, as escolhas apresentar-se-ão para múltiplos conhecimentos e aprendizagens.

O horário de funcionamento ao público está previsto das 9h45 às 15h45, durante todos os dias, excepto à quinta-feira que encerra mais cedo, às 13h00.


Concurso Multimédia até 1 de Abril

Entretanto, os alunos do ensino secundário de toda a região podem se inscrever no concurso multimédia subordinado à temática “Açores, 25 Anos na União Europeia”, promovido pelo Governo Regional, integrado nas comemorações do Dia da Europa 2011.

Os alunos devem apresentar a concurso trabalhos originais, em qualquer formato multimédia (som e/ou imagem) e com duração entre 1 e 3 minutos, em equipas formadas por três elementos, acompanhados por um professor.

De acordo com o regulamento, e numa primeira fase, os alunos competirão entre si ao nível de cada ilha, sendo apuradas 9 equipas para a final.

A prova consiste numa sessão de perguntas relacionadas com a União Europeia, a decorrer no próximo mês de Maio, na ilha Graciosa, integrada nas Comemorações do Dia da Europa.

O regulamento indica ainda que os trabalhos deverão ser enviados até ao próximo dia 1 de Abril, para o Gabinete do Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa (Palácio da Conceição, 9504-509 Ponta Delgada) ou para o endereço de correio electrónico ssraece@azores.gov.pt.

O prémio para os vencedores da final será uma viagem a Bruxelas, incluindo visitas às instituições da União Europeia, sendo que as nove equipas ficam apuradas para participarem no programa de Comemorações do Dia da Europa, na ilha Graciosa.

Haverá ainda prémios para o melhor trabalho multimédia, bem como para os segundos e terceiros classificados.
Fonte: A União

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos