Postado Seg 21 Mar 2011 - 15:34
A “Rota das Catedrais” é um programa em que a Igreja Católica se associa ao Estado na preservação e promoção do património histórico, cultural e religioso do País.
Segundo o site da Agência Ecclesia, a “Rota das Catedrais” abrange 23 catedrais, de Portugal continental e dos arquipélagos dos Açores (representados pela Sé de Angra) e da Madeira, e teve origem num acordo firmado entre a Secretaria de Estado da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa. Elísio Summavielle, secretário de Estado da Cultura, revelou que as primeiras obras do projecto podem começar “em 2011” estando “em curso um sistema nacional de conservação preventiva – uma forma de com pouco investimento se garantir a conservação dos monumentos no futuro”.
Também a directora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI), Sandra Costa Saldanha, falou à Lusa da evolução do projecto, nascido formalmente em Junho de 2009.
“Até ao final de 2010 e em colaboração com as Direcções Regionais de Cultura serão elaborados os projectos. Um trabalho moroso, mas de extrema importância”, disse. As candidaturas à “Rota das Catedrais” abriram em Janeiro último.
A “Rota das Catedrais” pretende constituir uma operação integrada de requalificação das catedrais portuguesas, tendo em vista a sua integração numa dinâmica de projecção cultural (e turística).
Para Elísio Summavielle, “o projecto é, essencialmente, estruturante e valorizador, por tudo quanto representa em expressão, e reconhecimento da presença da Igreja Católica na Cultura Portuguesa, e como boa prática de cooperação entre o Estado e a Igreja”.
Congresso Internacional
marcado para Faro
Especialistas nacionais e estrangeiros vão reunir-se em Faro, de 7 a 9 de Abril, para discutir o projecto que envolve a recuperação e valorização cultural das 25 catedrais portuguesas.
Ao promover o debate em torno das catedrais portuguesas, o Congresso Internacional Rota das Catedrais constitui “uma primeira etapa na apresentação pública do projecto, resultante do acordo de cooperação celebrado – a 30 de Junho de 2009 - entre o Ministério da Cultura e da Conferência Episcopal Portuguesa”, sublinha um comunicado hoje enviado à Agência ECCLESIA.
Organizado pela Direcção Regional de Cultura do Algarve e pelo Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, esta actividade visa “promover um melhor conhecimento das catedrais portuguesas, numa perspectiva aglutinadora, centrada na sua riqueza histórico-artística, como pólos fundamentais de dinamização em múltiplas vertentes”, pode ler-se.
Tendo em vista a implementação do projecto em Portugal, a iniciativa visa ainda a “apresentação dos diversos trabalhos em curso, assim como um conjunto de casos exemplares no panorama internacional, no tocante à gestão, recuperação e valorização de algumas catedrais europeias, onde semelhantes intervenções constituem já uma realidade consolidada”.
Olhar para as catedrais como “um património profundamente identitário, plural e multifacetado” é um dos objectivos deste Congresso Internacional.
No âmbito do projecto Rota das Catedrais, a Direcção Regional de Cultura do Algarve, a Câmara Municipal de Faro e o Cabido Catedralício da Sé de Faro vão assinar, dia 8 de Abril, o protocolo para a Sé de Faro.
Neste protocolo que identifica as acções a realizar entre 2011 e 2013, destaca-se três áreas de actuação: “obras de recuperação do edifício; trabalhos de conservação e restauro dos altares e valorização dos espaços públicos e, nomeadamente, do núcleo museológico” – acentua o site do congresso onde os interessados poderão consultar o programa e fazer a respectiva inscrição.
Ao projecto «Rota das Catedrais» estão associados os monumentos afectos ao culto católico com o estatuto canónico de Catedral, ou de Concatedral, bem como as antigas Sé de Elvas, Sé Velha de Coimbra e Sé de Silves.
Fonte: A União