Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Marisitah

Marisitah
Membro
Membro
Em francês aluna terceirense vence concurso nacional de karaoke 2k3dsh

Chama-se Daniela Martins, tem 15 anos, é terceirense, reside na freguesia de São Mateus, e acaba de ganhar o concurso “Karaokez en Français”, promovido pela Associação de Professores de Francês.

Depois de ter sido seleccionada entre as 10 melhores candidatas do país, a aluna da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba arrecadou o primeiro lugar numa competição onde participaram 70 escolas.

O gosto pela música e a aprendizagem da língua francesa uniram Daniela Martins, jovem terceirense de 15 anos, e a professora Ana Braga, da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, a arriscarem o seu conhecimento e talento no concurso escolar “Karaokez en Français”.

Promovido e organizado pela Associação de Professores de Francês (APPF), a competição decorreu no passado dia 17 de Março, no Instituto Francês de Lisboa.

O concurso, dirigido aos estudantes do ensino Básico e Secundário e da Alliance Française, acabou por seleccionar os dez melhores temas musicais franceses, interpretados por alunos de diversos estabelecimentos escolares.

Daniela Martins, representando a escola Tomás de Borba, e mesmo os Açores, uma vez que não houve mais nenhuma intérprete açoriana seleccionada, acabou por ser chamada para a fase eliminatória onde figuraram os (as) dez melhores cantores (as).


“Voz francesa açoriana”

O gosto pela música e uma abordagem pedagógica assente na prática levaram a professora de francês a inscrever a estudante do curso de Ciências e Tecnologias da EB/S Tomás de Borba no concurso. Ana Braga explicou que envolveu-se neste projecto por manifestar “motivação pessoal pela música” e, acima de tudo, “gosto em promover a língua francesa «pela música»”.

Depois de informar os seus alunos para a existência deste concurso, explicou, “apenas uma aluna aderiu”, acabando por ter sido a “Daniela Martins que representou os Açores na grande final, em Lisboa” e que fosse, considerou a docente, a “voz francesa açoriana” que venceu o concurso a nível nacional.

De referir que a candidatura da aluna ao concurso foi possibilitada pelo trabalho de produção realizado no estúdio de gravação da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba.


Música, folclore,carnaval

A Associação de Professores de Francês (APPF) organizou este concurso de karaoke e marcou a referida final da competição no âmbito da Semana da Francofonia.

O júri nacional do concurso “Karaokez en Français” escolheu a voz e a interpretação da jovem terceirense que levou a concurso a música francesa contemporânea “Ce soir”, da autoria de Annie Villeneuve.

Ao todo, participaram 70 escolas de todo o país nesse concurso, tendo sido posteriormente seleccionadas somente as 10 melhores candidatas.

Daniela Martins, aluna do 10.º3, residente na freguesia angrense de São Mateus, apesar da sua juventude, tem já alguma experiência no mundo da música e das artes.

Além de fazer parte do grupo de folclore “Os Bravos”, a vencedora do concurso musical francês já integrou diversas danças e bailinhos de Carnaval.

Daniela Martins pertence ainda ao grupo de jovens de São Mateus e é jogadora de basquetebol do Terceira Automóvel Club (TAC).


Prémio: Viagem a França

Ao ter ganho a final do concurso, a aluna e a professora ganharam, como 1.º prémio, uma viagem e estadia em França durante uma semana.

A APPF tem por objecto, sem fins lucrativos, dinamizar o ensino da Língua e da Cultura dos países de Língua Oficial Francesa e apoiar os professores na sua actividade profissional e actualização.

Estimular o intercâmbio de ideias e experiências relevantes para o ensino da disciplina de Francês, apoiar iniciativas que contribuam para a inovação pedagógica, fomentar a participação dos associados em projectos de formação contínua, nomeadamente através do seu Centro de Formação, divulgar informações, pareceres e actividades de interesse para os associados, colaborar com outras associações de professores, privilegiando as dos professores de Línguas e intervir na política educativa, nomeadamente no que respeita à disciplina de Francês – são os propósitos da Associação de Professores de Francês.
Fonte: A União

Música que ela cantou

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos