Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 RikudouSennin

RikudouSennin
Membro
Membro
Um grande leão, um guarda-redes de eleição, um herói que partiu cedo de mais. Adorado pelos leões, respeitado e admirado pelos rivais, esta é a carreira de Vítor Damas, o leão que ficou conhecido como o "Eusébio das Balizas".

Vítor Damas é considerado o melhor guarda-redes que alguma vez vestiu a camisola do Sporting. Não é feito de somenos, quando se recordam nomes de outros guarda-redes que defenderam a baliza verde-e-branca como Azevedo, Carlos Gomes, Carvalho, Meszaros ou Schmeichel.

Aos estrear-se em 1968 na primeira equipa dos leões, Vítor Damas cedo se tornou um herói dos sportinguistas e não só. Ídolo das crianças e da juventude, de certa forma rivalizava com a estrela e ídolo nacional: Eusébio da Silva Ferreira.

Muitos duelos foram travados entre os dois. Tinham uma enorme admiração pelo outro. Se uns dias Damas não conseguia impedir a máquina goleadora do Benfica, noutros por mais remates que Eusébio e companhia fizessem, a baliza do Sporting continuava sempre inviolada.

Damas representou o Sporting entre 1966/67 e 1974/75, altura em que se transferiu para os espanhóis do Racing Santander.
Regressou a Portugal para jogar no Vitória de Guimarães em 1980/81, e jogaria ainda no Portimonense antes de regressar ao Sporting em 1984/85.

Vestiu a camisola leonina 743 vezes e foi internacional em 29 ocasiões, tendo estado presente no Euro 84 (onde não jogou) e no México 86, onde substitui o lesionado Bento para participar nas derrotas com a Polónia e Marrocos.

Depois de terminar a carreira como jogador, foi treinador de guarda-redes do plantel sportinguista até 1999, altura em que se tornou treinador principal do Lourinhanse, para depois treinar o Sporting B de onde acabou por sair em 2001.

Viria a falecer em Lisboa apenas com 55 anos, a 13 de Setembro de 2003, vítima de doença prolongada.


ZeroZero

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos