Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 RikudouSennin

RikudouSennin
Membro
Membro
Com o estalar da guerra civil em 1936, Bernabéu, membro da organização de direita CEDA, refugia-se na embaixada francesa, onde permanece durante dois anos. Segue-se um breve exílio em França, para depois regressar à Espanha controlada pelos sublevados.

Lutou então ao lado dos franquistas, tendo inclusivamente participado no assalto à Catalunha.

Quando a guerra terminou e a Espanha regressou à normalidade, o futebol e as competições regressaram, Bernabéu voltou então a Madrid para encontrar um clube moribundo. Os anteriores dirigentes desapareceram - muitos tinham morrido na guerra, a sede tinha sido vandalizada, alguns troféus tinham desaparecido.

Foram anos de restruturação que culminaram com sua eleição como Presidente em 1943 - cargo que manteria até à sua morte em 1978.
Reestruturou o clube, profissionalizando-o, dando a cada secção toda a autonomia necessária para de melhor forma atingir o sucesso.
Iniciou a construção do novo estádio, à época o maior da Europa. Seguiu-se a Cidade Desportiva, construída para que os jogadores pudessem treinar sem destruir o relvado.

A sua gestão começa a dar frutos na época de 1953-54 quando o surge o seu primeiro título de campeão, terceiro da história do clube. Contrata Alfredo Di Stéfano, o francês Raymond Kopa e mais tarde Puskás, criando a primeira constelação multinacional da história do futebol.
Neste período dourado o Real conquista cinco Taças dos Campeões seguidas e uma Taça Intercontinental, tornando-se no mais famoso clube do mundo. Em 1965/66 conquista a sexta Taça dos Campeões em sete finais – perdeu a de 1961/62 para o Benfica de Eusébio.

Nos anos seguintes o clube não atingiria o mesmo sucesso fora de fronteiras, mas continuaria rei e senhor do futebol espanhol, conquistando diversos campeonatos e taças.

Santiago Bernabéu faleceu na sua casa a 2 de Junho 1978, vitima de doença prolongada. A sua morte provocou enorme pesar no futebol espanhol e no Real Madrid, de onde ainda era presidente. A FIFA decretou três dias de luto durante o Campeonato do Mundo que então se desenrolava na Argentina e o então presidente da UEFA Artemio Franchi declarou: não creio que haja alguém que ostente mais honras por mérito do seu trabalho em pró do futebol do que ele.

ZeroZero

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos