Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Marisitah

Marisitah
Membro
Membro
Évora - Templo de Património Banner_PM2

Com a valência Património da Humanidade, adquirida em 25 de Novembro de 1986, por classificação da UNESCO, iniciou-se uma nova etapa da história e da vida da cidade, das suas instituições e dos seus habitantes, caracterizada por uma maior responsabilização ao nível do património e por um acréscimo do turismo e de outros serviços ligados a este sector.

A cidade de Évora, com cerca de 50.000 habitantes, é um importante Centro Histórico, delimitado pela Muralhas Medievais.

O núcleo mais antigo é rodeado pelas muralhas romanas e contém alguns dos mais importantes monumentos da cidade e o seu ex-libris – o Templo Romano.

No Século XV começa a "idade de ouro" da cidade – a família real instalava-se em Évora por largos períodos e com ela a corte de nobres, cientistas, cronistas. Desta época datam os grandes palácios da cidade, as casas nobres, o Aqueduto e o sistema de abastecimento de água às fontes da cidade, inúmeros conventos a Universidade. Os estilos manuelino, renascença, e barroco estão largamente representados na cidade que então se construiu.

Todo este riquíssimo património histórico-monumental que se manteve preservado, aliado a uma forte identidade cultural, levou à classificação da cidade como Património da Humanidade, por proposta da Câmara.

O Centro Histórico de Évora, com 107 hectares, confina-se às muralhas medievais, com mais de 3 km de extensão.

Évora conserva, em grande parte no seu casco antigo, o pitoresco e o tipicismo das diversas civilizações, culturas e épocas históricas que por ela passaram. Celtas, Romanos, Árabes, Judeus e Cristãos, todos estes povos e todas estas culturas influenciaram a maneira de ser e de estar das gentes eborenses.

O Centro Histórico, enquanto conjunto arquitectónico e patrimonial de beleza ímpar, alia a monumentalidade ao cunho pitoresco das casas das ruas estreitas e travessas, pátios e largos. Tudo se conjuga para o equilíbrio e a harmonia entre o monumental e o simples, entre o erudito e o popular.

O Centro Histórico é constituído por um núcleo central correspondente à Muralha Romana, no qual se situam alguns dos mais importantes monumentos: o Templo Romano, a Sé Catedral, Conventos e Palácios.

No lado sul da antiga Cerca, nasceu a Praça do Giraldo, da qual divergem as vias principais em estrutura radial. Até às muralhas medievais, o tecido urbano é uma rede densa de ruas estreitas (como a Mouraria e a Judiaria), interrompida aqui e ali por Largos e Praças menores e ainda por conjuntos monumentais, como o da Universidade.

Muros altos escondem pátios, hortas e jardins insuspeitados, dando à cidade uma importante estrutura verde privada e um agradável sabor mourisco.

Descubra Évora em www.cm-evora.pt
Fonte: festas2008sanjoaninas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos