Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Mikáá

Mikáá
Membro
Membro
Titanic

Segundo as investigações oficiais realizadas com
base no naufrágio, a tragédia foi um terrível acidente agravado pela
suposta incompetência de certas figuras-chaves implicadas. Nos anos
seguintes, surgiram várias teorias controversas questionando o grau em
que a catástrofe poderia ter sido considerada um acidente. Levando aos
analistas creerem numa possivel sabotagem.

O primeiro ponto que
atraiu a atenção dos que procuravam a "verdade" sobre o naufragio foi o
elevado numero de cancelamentos feitos para a viagem inaugural do
Titanic. Apesar da demanda de lugares, umas 55 pessoas cancelaram seus
bilhetes na última hora.

O mais notável desses cancelamentos foi
o de J. P. Morgam, - o verdadeiro dono da White Star Line - e um dos
homens mais ricos dos Estados Unidos. O casal a quem foi então
destinada a suíte de Morgan no Titanic decidiu viajar no Lusitânia,
sendo então finalmente ocupada por J. Bruce, diretor executivo da White
Star, que sobreviveu à viagem pulando num bote salva-vidas, quando este
estava sendo arriado.


Quatro meses depois, o transatlântico
sofreu sérios danos ao colidir com um cruzador de guerra, o HMS Hawke.
O Olympic teve de regressar a Belfast para diversos reparos. A White
Star Line moveu uma ação por danos, mas perdeu e teve que pagar os
reparos que adicionaram um total de 250 mil libras esterlinas ao custo
original do navio de 1,5 milhões. Depois, em 24 de fevereiro de 1912, o
Olympic atingiu um barco afundado e perdeu uma hélice. O violento
choque causou graves danos internos ao navio, que foi içado ao
estaleiro de Belfort, onde estava terminado o Titanic.


Esta
modificação era supostamente necessária para impedir que os passageiros
da primeira classe se molhassem ao sair para tomar ar. Era insólito que
uma modificação tão importante como essa fosse ordenada com tanta
precipitação, especialmente sem esperar passar as provas ao mar.

Uma
vez instalados, esses vidros panorâmicos eram para um leigo uma forma
segura de distinguir as duas embarcações, ou pelo menos uma forma certa
de fazer com que o público em geral achasse que podia distinguir os
dois navios. O danificado Olympic, fazendo-se passar pelo aclamado
Titanic, poderia então ser perdido oportunamente no mar em alguma
posição predeterminada para causar uma perda mínima de vidas. A White
Star Line poderia reclamar o seguro Titanic, que não tinham pedido
prévio de indenização, enquanto o autêntico e imaculado Titanic poderia
entrar em serviço sem problemas como o Olympic.

Sintomas da tragédia

Um
dos sintomas de uma possivel leva do acidente, era as constantes
"falhas" que os construtores dispensaram aos navios.O mais conhecido
era o fato de que numa embarcação que poderia levar mais de 2200
passageiros somente havia botes salva-vidas para 1178 pessoas. Além
disso, os vigias não tinham acesso á equipamentos como binóculos mesmo
depois que o Titanic abandonasse Southampton, apesar de crescente o
aviso de gelo.

A maior parte das criticas foram dirigidas ao
capitão Smith, que acelerou o barco sabendo que havia perigo de cumes
gelo (icebergs) na área. De acordo com a estimativa, foram 5 avisos.

Portal Das Curiosidades

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos