Postado Sex 13 Ago 2010 - 9:32
As vendas de motociclos de cilindrada superior a 125cc dispararam na primeira metade do ano para 6.001 unidades, numa subida superior a 420%, em relação ao primeiro semestre de 2009, segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Mas um ano depois da alteração da «lei das 125» esperavam-se mais motas na estrada e, sobretudo, mais mobilidade nas cidades. Só que, um ano depois da entrada em vigor da nova lei, os resultados ficaram abaixo das expectativas.
As associações e os políticos apontam o dedo à crise, mas admitem criar novas medidas de incentivo. Esta lei, em vigor desde 14 de Agosto do ano passado, permite a condução de motas até aos 125 centímetros cúbicos (cc) de cilindrada aos maiores de 25 anos detentores de carta de condução de ligeiros (categoria B), sem necessidade de outra licença.
Segundo o Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestre (IMTT) foram matriculadas 7.847 motas com cilindrada superior a 50cc e até 125cc no ano passado, um aumento de cerca de 230% em relação a 2008.
As associações e os políticos apontam o dedo à crise, mas admitem criar novas medidas de incentivo. Esta lei, em vigor desde 14 de Agosto do ano passado, permite a condução de motas até aos 125 centímetros cúbicos (cc) de cilindrada aos maiores de 25 anos detentores de carta de condução de ligeiros (categoria B), sem necessidade de outra licença.
Segundo o Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestre (IMTT) foram matriculadas 7.847 motas com cilindrada superior a 50cc e até 125cc no ano passado, um aumento de cerca de 230% em relação a 2008.