Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com
Caro Visitante!

Registe-se no fórum ou faça login, para ter total acesso ao fórum.
forumjovem.com

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 DarkCode

DarkCode
Administrador
Administrador
O judaísmo admite a existência do ayin hará, mau-olhado ou olho gordo. Várias fontes, até bíblicas, indicam que existe a possibilidade de uma pessoa prejudicar outra através do olhar e por isso não podemos considerar o ayin hará apenas como uma superstição. O olho, no judaísmo, é um órgão especial da alma. Olhos lindos demostram uma bondade interior como no caso do rei David, que possuía olhos bonitos. No entanto, assim como podem ter uma boa influência, os olhos podem, também, prejudicar. A Bíblia relata que quando o patriarca Jacob mandou seus dez filhos, rapazes fortes e bonitos, para o Egito, à procura de alimento, fez uma recomendação para cada um entrasse por um portão diferente, para não chamar atenção, para não atrair mau olhado. A própria lei judaica tem proibições relacionadas a este assunto. É proibido, por exemplo, ficar meramente olhando e observando o campo ou a colheita alheia.

Mas, apesar de tudo isto ser verdade, não se deve atribuir importância em demasia para olho gordo, pois a influência deste é limitada. A posição correta sobre o mau olhado consta nos livros de nossos contemporâneos. O Rabino Moshé Féinstein diz claramente que ayin hará afeta em particular as pessoas que lhe atribuem uma grande importância. Não devemos ficar sintonizados neste assunto, preocupando-nos e analisando cada detalhe que acontece em nossa volta, usando amuletos ou fitinhas para proteção; isto nos torna vulneráveis. Pelo contrário, se nos desligamos do assunto, tornando-nos mais fortalecidos espiritualmente.

A atitude correta para se proteger do mau-olhado é evitar a ostentação. Vale lembrar que as primeiras tábuas da lei, entregues com muita pompa e cerimônia, quebraram, enquanto as segundas, dadas de forma mais discretas, permaneceram com o povo judeu. Isto não quer dizer que devemos esconder-nos em casa, mas optar por mais recato (tsniut). Nas nossas preces matinais, pedimos a D'us, entre outras coisas, que nos proteja do mau-olhado, de um vizinho mau etc... A aproximação constante com a fonte divina e o cumprimento das mitzvot, das boas ações, são sem dúvida, a melhor proteção contra o mau-olhado.


portal das curiosidades

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos